Santos avança para a concretização das inéditas unidades de ensinos técnico e superior na Zona Noroeste.
Sendo assim, a Prefeitura oficializou a doação do terreno localizado na Praça Maria Coelho Lopes, 328, no Santa Maria, ao Centro Paula Souza, do Governo do Estado de São Paulo.
No local, haverá construção das primeiras Etec (Escola Técnica Estadual) e Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de SP) nesta região da Cidade.
A Lei Nº 4.533, que garante a doação do espaço, entrou em vigor na última quinta-feira (5). Desse modo, pode ser conferida na edição do Diário Oficial (https://diariooficial.santos.sp.gov.br/edicoes/inicio/download/2024-09-05).
De acordo com a nova lei, aprovada em uma sessão realizada no dia 22 de agosto, na Câmara Municipal, a obra deve ser realizada pelo Centro Paula Souza, em até cinco anos, no terreno cedido pelo Município. Com isso, Santos se tornará a primeira cidade do Estado a contar com mais de uma Fatec. E a segunda a ter três Etecs.
Segundo o Governo do Estado, responsável pelo aporte de R$ 40 milhões para a instalação dos campi, na Zona Noroeste, e pela licitação para a construção das duas unidades, a Etec e a Fatec deverão atender 1,2 mil alunos e têm início letivo previsto para 2027.
Os recursos integram os R$ 80 milhões, anunciados em maio deste ano, pelo governador Tarcísio de Freitas, para investimentos nas áreas de Habitação, Infraestrutura e Educação, em Santos.
“Esta é uma parceria consolidada entre a Prefeitura de Santos e o Governo do Estado, com o importante papel da Câmara Municipal, que irá contribuir para a formação dos jovens da Zona Noroeste e o ingresso deles no mercado de trabalho”, destaca o secretário de Governo de Santos, Fábio Ferraz.
Unidades
A Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) está desenvolvendo o anteprojeto arquitetônico para transformar o prédio, na Praça Maria Coelho Lopes, no Santa Maria, que tinha utilização pela UME Professor Waldery de Almeida, nas novas Etec e Fatec.

Foto: Divulgação
Nele está previsto 25 salas de aula com capacidade para 700 alunos (por período), laboratórios, biblioteca, quadra poliesportiva, área administrativa e auditório para 140 pessoas.
As duas novas unidades do Centro Paula Souza oferecerão cursos, de acordo com a vocação econômica de Santos. A sugestão do Município à autarquia do Estado, é que sejam ofertados inicialmente cursos de nível técnico em Enfermagem, Meio Ambiente, Eventos e Logística. Assim como, tecnólogos em Gestão Ambiental e Construção Civil.
Mais oportunidades
Atualmente, Santos conta com duas unidades Etec (Dona Escolástica Rosa e Aristóteles Ferreira). Desse modo, com cursos de nível médio e técnico com duração de um ano e meio. E a Fatec Rubens Lara, que oferece cursos de nível superior. As novas unidades do Centro Paula Souza, na Zona Noroeste, vão ampliar o acesso de jovens de baixa renda ao ensino profissional gratuito e de qualidade em Santos. Além de fomentar a formação de profissionais para as necessidades do mercado local.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.