Prefeitura de Santos renova parceria com a Amazon Web Services | Boqnews
Foto: João Pedro Bezerra

Santos

01 DE JULHO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Prefeitura de Santos renova parceria com a Amazon Web Services

Cerimonial contou com a presença do gerente geral de setor público da AWS, Paulo Cunha e o prefeito Rogério Santos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Prefeitura de Santos assinou um novo acordo de parceria com a empresa Amazon Web Services (AWS), por meio do Parque Tecnológico, o contrato será de dois anos. O foco deste programa será na capacitação de professores e estudantes em cloud computing. O cerimonial ocorreu nesta quarta-feira (30) no Paço Municipal.

O gerente geral de setor público da AWS, Paulo Cunha e o prefeito Rogério Santos participaram do cerimonial/Foto: João Pedro Bezerra

O diretor-presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS), Rogério Vilani explicou que o objetivo principal do programa é diminuir a lacuna de falta de profissionais qualificados no mercado e o desemprego. “Há 15 universidades credenciadas no espaço que compõem o conselho técnico, as instituições elencam alguns docentes, eles passam por um treinamento com os profissionais da Amazon e depois eles replicam o treinamento para os alunos. Dessa forma que a nós conseguimos ampliar a cobertura do programa. É importante frisar que essa proposta está vinculada para quem está na universidade”, citou Rogério Vilani.

Em relação as startups, o diretor-presidente salientou que o Parque Tecnológico está se preparando para receber essas empresas de forma presencial, porém o atual cenário de pandemia da Covid-19 ainda não permite essa atividade diante dos protocolos de segurança.

Prefeito

De acordo com o prefeito Rogério Santos, a Amazon Web Services oferece algumas ferramentas importantes para o Parque Tecnológico, sendo que o principal é a tecnologia em nuvens de armazenamento.

“As empresas incubadas que estão no Parque Tecnológico tem o acesso a essa plataforma de forma gratuita, além de outras ferramentas disponibilizadas, tanto para os professores da rede municipal, como para as empresas. A parceria está se expandindo, na pandemia criamos uma plataforma de vendas online, a Amazon nos forneceu a base dessa ferramenta, o que foi importante neste cenário de crise econômica. Além disso, a Amazon apoia eventos culturais na cidade, como o Festival Geek e é uma das apoiadoras do evento teste que será realizado no Santos Convention Center”, destacou Rogério Santos.

Tecnologia em nuvem

O grande diferencial dessa parceria da Prefeitura de Santos e a AWS é a tecnologia de nuvem, mas afinal para que serve esta ferramenta?

A computação em nuvem oferece uma forma de acessar servidores, armazenamento, bancos de dados e um conjunto amplo de serviços de aplicativos via internet. Um provedor de serviços em nuvem é proprietário e faz a manutenção do hardware (equipamento físico) conectado à rede, necessário para esses serviços de aplicativos, enquanto o usuário provisiona e utiliza o que precisa por meio de um aplicativo web. Ou seja, com a computação em nuvem não é preciso realizar grandes investimentos em maquinário e em sua respectiva manutenção.

AWS

A Amazon Web Services é uma das principais empresas do mundo neste nicho e está operando no Brasil há 10 anos.

De acordo com o gerente geral de setor público da AWS, Paulo Cunha, este mercado de nuvem é algo novo, sendo que apenas 5% das empresas mundiais utiliza a ferramenta de nuvem. “De forma global, o mercado de nuvem cresce aproximadamente 34% ao ano, porém mesmo assim há problemas de mão de obra nesta área, então nossa intenção é capacitar 29 milhões de pessoas no mundo gratuitamente, para que elas possam ingressar neste ramo ou aperfeiçoar o trabalho”, salientou Paulo Cunha.

O gerente geral de setor público da AWS também citou que a cidade de Santos tem a capacidade a estrutura para promover este desenvolvimento.

Parque Tecnológico será importante na retomada econômica/ Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.