Prefeitura e Arte no Dique produzirão camisetas de plástico reciclado | Boqnews

Cidades

19 DE JUNHO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Prefeitura e Arte no Dique produzirão camisetas de plástico reciclado

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Fábrica da Comunidade (central de cursos gratuitos), assinou na última quarta-feira, 10 de junho, uma parceria com o programa Arte no Dique, de Santos, no sentido de formar um grupo d’e produção de camisetas de malha de garrafas plásticas (PET). A Fábrica […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Fábrica da Comunidade (central de cursos gratuitos), assinou na última quarta-feira, 10 de junho, uma parceria com o programa Arte no Dique, de Santos, no sentido de formar um grupo d’e produção de camisetas de malha de garrafas plásticas (PET). A Fábrica entrará com espaço e maquinário, e a entidade santista, com a tecnologia necessária. A idéia da Administração Municipal é ampliar ações de geração de renda e contribuir para a sustentabilidade ambiental.

A informação é do chefe de Divisão de Capacitação e Educação Social, Robson de Souza Martins, responsável pela Fábrica e envolvido com a iniciativa. “Foi um passo importante para a melhoria de nossos serviços”, destacou. As camisetas, em parte compostas de poliéster proveniente da reciclagem de PET, deverão ganhar estampas idealizadas ou produzidas por artistas da região e virar grife, de modo que sua comercialização traga significante retorno.

O Instituto Arte no Dique é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos. Desenvolve trabalho socio-cultural com a população do Dique da Vila Gilda, em Santos. Fica numa das regiões mais carentes da Zona Noroeste, em região de 22 mil habitantes, à margem do Rio dos Bugres. Tem como finalidade a inclusão social, por meio de ações, oficinas e cursos profissionalizantes.        

Muda Mundo – Já sobre a parceria da Fábrica com o projeto Geração Muda Mundo, Robson Martins tem outra novidade. Adiantou que em 17 e 18 de julho, provavelmente em período integral (ainda a confirmar), na Unidade Municipal de Ensino (UME) José Maria Bernardo de Lorena, será desenvolvida mais uma das etapas metodológicas. A realização é da Ashoka Empreendedores Sociais, da CAVO Saneamento e Meio-ambiente e do Instituto Camargo Corrêa.

Está sendo desenvolvido com 10 organizações sociais de Cubatão. São elas, além da Fábrica da Comunidade: Cadec; Clube de Desbravadores, Centro de Aprendizagem Metódica e Prática Mário dos Santos (Camp); Departamento da Criança e do Adolescente; Escola Técnica Estadual de Cubatão (Etec) dos cursos de Meio-Ambiente; Fórum da Juventude; Grupo de Lazer e Cidadania; Programa de Jovens da Biosfera; Rádio Nova Esperança e Unidos do Karatê.

Apresentação de projetos – Trata-se de painel de projetos dos jovens participantes para uma banca de representantes de empresas, da Prefeitura e de entidades. O Instituto Camargo Corrêa deverá investir na execução dos projetos selecionados, sendo estes em torno de 60, envolvendo mais de 300 jovens. A meta é capacitar os jovens para o planejamento de sua trajetória de vida e, assim, beneficiar as comunidades a que pertencem.

O total de 120 jovens, de 14 a 24 anos, participou em maio de encontro de três dias para a formação de agentes de mudança social da Baixada. Reuniram-se na Chácara Patyxan, em Jarinu, interior de São Paulo. A Fábrica da Comunidade tomou parte como parceira. “Foi muito interessante para os jovens que tiveram a oportunidade de encontrar-se com adolescentes do Ceará e de Minas Gerais, aprendendo sobre elaboração de projetos sociais, estabelecimento de objetivos e metas”, disse Robson Martins. Os patrocinadores oferecem apoio financeiro e pedagógico, capacitando em planejamento e em administração, de modo que jovens venham a desenvolver projetos de vida.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.