A Prefeitura de Santos entregou 25 equipamentos de proteção respiratória (EPFs) ao 6º Grupamento de Bombeiros, na tarde da última segunda-feira (25), em solenidade de homenagens e condecorações aos agentes que se destacaram no serviço à sociedade.
Desse modo, os equipamentos são de última geração e vão garantir mais segurança aos profissionais que atuam no combate a incêndios.
Além disso, o prefeito Rogério Santos destacou o trabalho realizado pela corporação. “O Corpo de Bombeiros sempre foi uma referência de dedicação e coragem. Nos momentos mais difíceis, como no incêndio da Ultracargo, nas chuvas de 2020 e até na tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, os bombeiros de Santos mostraram seu valor. Por isso, nada mais justo que o poder público municipal apoiar essa instituição, que coloca a vida das pessoas em primeiro lugar”.

Foto: Carlos Nogueira/PMS
Dessa forma, os novos equipamentos são do mesmo modelo utilizado por bombeiros nos Estados Unidos. Foram adquiridos por meio de um investimento de R$ 1,3 milhão do Fundo de Desenvolvimento Urbano de Santos (Fundurb).
Além disso, o comandante interino do 6º Grupamento, major Wilson Vaccaro Moraes, ressaltou a relevância da iniciativa. “Nossos equipamentos estavam próximos do vencimento e esse investimento chegou em um momento preciso. São os melhores EPFs do mercado, garantindo mais proteção contra fumaça e substâncias tóxicas, o que significa mais segurança para os bombeiros que arriscam suas vidas diariamente para salvar outras”.
História
Durante o evento, a Prefeitura também entregou a ‘Pá de Prata’, instrumento simbólico e centenário utilizado no assentamento da pedra fundamental do Castelinho dos Bombeiros, em 1907. “Algo histórico para o nosso grupamento. Sempre tivemos fotos dela, mas nunca fisicamente. Agora, queremos expô-la em vários quartéis, reforçando a nossa história e o nosso legado”, apontou o major Moraes.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.