Prefeitura faz implante de prótese mamária | Boqnews
20 de fevereiro de 2013

Prefeitura faz implante de prótese mamária

A secretária Cleusa Aparecida Manchini Sanches, 51 anos, descobriu que tinha câncer de mama há quatro anos. “Com o apoio do Instituto da Mulher e da minha família consegui me recuperar. Nasci de novo”. Cleusa é uma das pacientes que passaram por cirurgia de implante de prótese mamária realizada gratuitamente pela prefeitura, via SUS (Sistema Único de Saúde). Ela foi salva graças ao autoexame, seguido de consulta na UBS (Unidade Básica de Saúde). 
“Constatada alguma anormalidade, a paciente é encaminhada ao Instituto da Mulher”, explica o médico mastologista do instituto, Gilberto Moreira Mello. O equipamento conta com dois médicos, enfermeira, psicóloga e assistente social.
Desde 2012, quando o procedimento começou a ser feito, quatro mulheres já receberam próteses de silicone e outras 10 realizaram cirurgias reparadoras na mama com outras técnicas. Caso necessário, após a intervenção as pacientes podem ser encaminhadas para tratamento de quimioterapia ou radioterapia.
Prevenção – De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres. “Verificadas lesões na pele, líquidos saindo espontaneamente pelo mamilo, ou nódulos no seio, um médico deve ser procurado. O autoexame deve ser feito a partir dos 20 anos e a mamografia após os 40”, disse Gilberto Mello.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.