Prefeitura intima empresa responsável por elevador que matou quatro pessoas | Boqnews
Foto: Google Maps

Tragédia

03 DE JANEIRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Prefeitura intima empresa responsável por elevador que matou quatro pessoas

Acidente aconteceu na última segunda-feira (30), na Vila Belmiro, em Santos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Na última segunda-feira (30), quatro pessoas da mesma família morreram após um elevador despencar do 9º andar de um prédio, na Vila Belmiro.

Nos últimos anos, outras duas pessoas também morreram vitimadas por esse sistema de transporte.

Em setembro último, a Câmara abrigou audiência pública para discutir sobre a legislação municipal em relação aos elevadores.

A pedido da vereadora Audrey Kleys (Progressistas), representantes do Sindicato das Empresas de Elevadores do Estado de São Paulo (Seciesp) participaram do debate para melhorar e fiscalizar a segurança nos elevadores da Cidade, que tem cerca de 4 mil edifícios.

A ideia é proporcionar uma legislação igual a de São Paulo, onde há a implementação do RIA – Relatório de Inspeção Anual dos Elevadores.

À época, a edil afirmou que “é preciso intensificar a inspeção nos elevadores da nossa cidade, com o intuito de garantir maior segurança”.

O projeto hoje tramita na Câmara Municipal e deverá ganhar maior visibilidade depois da tragédia ocorrida no início da semana.

Elevador despencou do 9º e matou quatro integrantes da mesma família. Foto: Google Maps

 

Sem mudanças

Depois da tragédia, a vereadora postou um texto em suas redes sociais onde explica a necessidade do projeto.

“Ouvimos sindicatos, secretarias pertinentes e discutimos a legislação para ampliar as fiscalizações. Os técnicos defenderam uma lei mais específica, que dê maior transparência ao processo de manutenção como a implantação do RIA. Esse documento elaborado pelas empresas aponta as necessidades do equipamento, quando as intervenções precisam acontecer e, obrigatoriamente, o relatório fica visível a todos os usuários”, completa.

 

Intimação

A Prefeitura de Santos, por meio de nota, informou que intimou a empresa de Elevadores Villarta Ltda, na última terça (31), para que seja providenciado até o início da semana, o laudo técnico de segurança do equipamento.

“Este tipo de intimação ocorre em casos de sinistro e determina que a empresa indique, no prazo exposto, os serviços necessários para o perfeito funcionamento do elevador sinistrado, de acordo com as normas da ABNT e Lei Complementar nº 1025, de 19 de janeiro de 2019”, salienta.

O Executivo, no entanto, ressalta que a empresa possui documentação regular junto à Administração.

Como, por exemplo, o alvará de instalação e também de funcionamento dos equipamentos.

Ainda em nota, no último dia 1º de dezembo, a Villarta apresentou o relatório trimestral obrigatório de regularidade, atestando, portanto, a responsabilidade técnica de manutenção preventiva realizada no endereço da edificação localizada na Vila Belmiro.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.