Presidente da Usiminas depõe nesta quinta (26), na CPI do BNDES | Boqnews

Cidades

25 DE NOVEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Presidente da Usiminas depõe nesta quinta (26), na CPI do BNDES

Executivo dará explicações sobre empréstimos bilionários autorizados antes das demissões anunciadas em Cubatão

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Nesta quinta-feira (26), a partir das 9h30, na Câmara dos Deputados, acontece o depoimento do diretor-presidente da Usiminas, Rômel Erwin de Souza, à CPI do BNDES. Convocado a partir de requerimento do deputado federal Marcelo Squassoni (PRB), que é um dos vice-presidentes da CPI, Souza explicará o anunciado fechamento da planta da companhia em Cubatão, mesmo após ter obtido autorização para captar financiamento de R$ 2,3 bilhões junto ao BNDES, sob a justificativa de ampliar e modernizar suas unidades na Baixada Santista e em Ipatinga (MG).

Se concretizado, o anunciado fechamento da Usiminas em Cubatão deve acarretar no fechamento de quatro mil postos de trabalho diretos e mais de 10 mil indiretos, o que causa enorme preocupação não só na cidade – que estima perda de aproximadamente R$ 100 milhões por ano na arrecadação de impostos –, mas em toda a Baixada Santista.  Além do diretor-presidente da Usiminas, Squassoni requereu a convocação do presidente do Conselho de Administração da empresa, Marcelo Gasparino.

 

 

OAB Santos pede e Ministério Público age como mediador no caso Usiminas

O Ministério Público do Trabalho será o órgão mediador nas negociações entre os sindicatos envolvidos que discutem as possíveis demissões da Unidade Cubatão da Usiminas. A decisão foi tomada, após sugestão feita pela OAB Santos, através da Diretora Secretária Geral Tânia Machado de Sá, durante uma reunião que foi realizada no dia 24 de Novembro com representantes do Ministério Público do Trabalho, Sindicato dos Siderúrgicos e Metalúrgicos da Baixada Santista, Usiminas, Prefeitura do Município de Cubatão e Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo.

A OAB Santos havia solicitado, tão logo que foi noticiado o fechamento da Usiminas e suas consequências, agendamento com o Ministério Publico do Trabalho e os sindicatos. De acordo com o representante da prefeitura de Cubatão, em uma reunião o presidente da Usiminas informou que poderia rever a posição da empresa, caso houvesse alguma mudança com a situação do aço no país. A prefeita participará de uma reunião com o Governo Federal e empresas do mercado do aço, se empenhando em dar continuidade do trabalho da unidade primária da empresa, que emprega em torno de 4 mil empregos diretos.

Para o Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, a Usiminas deve apresentar um plano de ação em favor dos trabalhadores, já que a empresa emprega 350 engenheiros, sendo que, na visão do Sindicato, 200 podem ir para a rua. Conforme o representante do Sindicato dos Siderúrgicos e Metalúrgicos da Baixada Santista, em nenhum momento houve negociação com o sindicato quanto as medidas a serem tomadas. Ele esclareceu que o sindicato está aberto a negociações.

A Usiminas informou que pretende estudar os benefícios sociais dentro da sua situação financeira e que a empresa está aberta ao diálogo. Todos os encaminhamentos levantados na reunião serão levados à Diretoria. Como órgão mediador, o Ministério Público do Trabalho tratará exclusivamente das questões trabalhistas, em torno da demissão coletiva.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.