Neste sábado (23), a estação da Primavera chega no hemisfério sul.
De acordo com o climatologista Ronaldo Bonafim, existem diferenças entre a primavera climática e astronômica. “A primavera astronômica é sempre que possui relação com a data oficial. Em que a pessoa sabe por exemplo, o inverno começa dia tal, já o verão determinado dia”.
A primavera astronômica vai começar dia 23 e a duração do dia será igual da noite.
“A posição aparente do sol é que propicia a duração do dia ser igual da noite. A partir do dia 23 os dias irão ficar mais longos até chegar no verão em dezembro, onde teremos o dia mais longo do ano”, explica Bonafim.
Contudo, a primavera climática já esta rolando, desde o começo de setembro.
Para ter noção, a primavera climática promete ser a mais quente do que foi nos anos de 2021 e 2022.
O climatologista conta que nessa época a estação era regida pelo fenômeno La Liña, contando com o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, temperaturas mais amenas e mais frente fria chegando. “O que tem rolado no Rio Grande do Sul, as catástrofes e chuva excessiva também chega aqui, normalmente a estação é turbulenta, a temperatura media vai ser maior deste ano”, aponta Bonafim.
Ele informa que dia 23 a tendência a ter temperatura beirando 38 a 40 C na Baixada Santista, vamos nos prevenir e tomar bastante água.