Primeira composição do VLT chega nesta segunda (26) | Boqnews
Foto:PMSV

São Vicente

26 DE MAIO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Primeira composição do VLT chega nesta segunda (26)

Primeira estação, na Vila Valença, vai operar entre a Ponte dos Barreiros (SV) e o porto de Santos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O primeiro trem do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) virá para São Vicente na noite desta segunda-feira, a partir das 22 horas. O trajeto até a Estação Nossa Senhora das Graças será feito de caminhão. “Consideramos o período noturno o mais adequado para o transporte, pois, desta forma, não precisamos fazer alterações no trânsito”, explica o secretário de Transporte, Raimundo Oliveira.

O trem está no terminal da Deicmar, no Cais do Saboó. Ao sair de lá, seguirá pelo elevado da Alemoa e passará pela Avenida Nossa Senhora de Fátima até a divisa. Em São Vicente, uma equipe de agentes da Secretaria de Transporte, a Polícia Militar e outros técnicos acompanharão o trajeto.

Antes de realizar testes com passageiros, previsto para o mês de agosto, o trem será testado em três etapas como aceleração, frenagem e energia.

A composição vai integrar o primeiro trecho do projeto, que deverá entrar em funcionamento em março do próximo ano. A fase inicial contempla o trecho entre São Vicente, na Avenida Marechal Deodoro e a Rua Nossa Senhora das Graças, seguindo até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos.

Histórico – Formado por 3 carros, a composição é fabricada em Valência, na Espanha. Até agosto de 2015 serão recebidas todas as 22 composições, somando 66 carros.

Cada VLT terá 2,65 metros de largura por 44 metros de comprimento, velocidade média de 25 km/h (a máxima é de 80km/h), ar condicionado e piso que facilita a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção, e com capacidade para 400 usuários por viagem. O investimento total é estimado em mais de R$ 1 bilhão na compra dos equipamentos, infraestrutura , execução e manutenção do sistema.

A obra é parte da reestruturação do transporte público da Baixa Santista e interligará 9 municípios, com previsão de benefícios a toda a população metropolitana da Região, estimada em 1,9 milhão de habitantes.

O VLT vai funcionar das 5 da manhã à meia-noite. A manutenção será feita no intervalo desse período. Cada composição alcança até 70 km/h, mas para operar na cidade, a velocidade será limitada a 50 km/h. O tempo de espera será entre três e cinco minutos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.