Primeira escola de tecnologia será inaugurada em Santos neste sábado | Boqnews

Educação

02 DE AGOSTO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Primeira escola de tecnologia será inaugurada em Santos neste sábado

As inscrições para as atividades, todas gratuitas, podem ser feitas pelo WhatsApp e pelo telefone. A escola fica na Rua Goiás, 160, no bairro do Gonzaga

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Escola codeBuddy será inaugurada neste sábado (3). Foto: Divulgação

 

Neste sábado (3), a partir das 15 horas, será inaugurada a unidade Santos da codeBuddy, escola de tecnologia que ensina de forma personalizada e divertida a linguagem de programação, games e robótica para crianças e adolescentes.

Assim, elas aprendem a conversar com o universo da tecnologia, permitindo o desenvolvimento dos seus próprios games, apps, robôs, ajudando a criar as ferramentas que impactarão o nosso futuro.

A codeBuddy Santos fica na Rua Goiás 160, no Gonzaga, próximo à Estação Ana Costa do VLT.

Na inauguração, os instrutores da codeBuddy estarão ministrando aulas de robótica, games e Programação gratuitas as crianças e adolescentes que se inscreverem para o evento.

Além disso, haverá brinquedos infantis, brindes como fotos instantâneas tiradas em um grande iphone, pipoca e muita brincadeira para a garotada, com apresentação especial de um robozão.

Com essas atividades as crianças serão introduzidas no mundo da programação e se interessarão em se aprofundar no tema, graças a didática inovadora, divertida e personalizada da codeBuddy.

Também acontecerá a palestra “Educação do Futuro – Os benefícios de aprender desde cedo a nova linguagem universal da Programação”, ministrada pelo Diretor Educacional da codeBuddy Santos, Renato Fares Khalil, mestre em educação, professor e engenheiro. Essa atividade contará ainda com a participação do Diretor de Gestão da codeBuddy Brasil e cofundador da marca, Breno Leles Braga.

A codeBuddy é uma escola de tecnologia inovadora, focada no empreendedorismo, que ensina de forma personalizada e divertida programação e robótica para crianças e adolescentes.

Mas, porque ensinar programação, algo tão diferente, para crianças e adolescentes?

“Você deve ter um celular no seu bolso com vários aplicativos como Uber, WhatsApp, Instagram. Hoje você consegue pedir um carro em poucos minutos ele está na sua porta.

Você consegue conversar com pessoas do outro lado do mundo trocar vídeos e mensagens como se fosse natural. Tudo graças aos programadores que fizeram por nós para melhorar a nossa vida e o nosso cotidiano.

Você também conhece crianças de 5 anos de idade ou menos que já mexe no tablet no computador como se fosse adulto e talvez uma dessas crianças é o seu filho”, detalha o cofundador da codeBuddy Brasil e inventor da metodologia da escola, Marlon Wanderllich que complementa:

“Assim como o empreendedorismo, a proatividade e criatividade, fluência tecnológica é uma habilidade importante e indispensável para o Século 21. Nosso objetivo não é que seu filho se torne um programador. Assim como estudamos matemática, física, química e biologia não para sermos matemáticos, físicos, químicos ou biólogos, programação é uma competência que as crianças vão carregar para o resto da vida delas”.

Diretor de Relacionamento da codeBuddy Santos, Matheus Miller, detalha a importância de trazer essa metodologia para a Baixada Santista.

“A codeBuddy não é apenas uma escola de tecnologia. É uma escola do futuro, pro futuro do seu filho. Hoje, entender programação já é um diferencial único no mercado. Vivemos uma crise financeira no país que não atinge o setor de Tecnologia. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), este setor tem previsão de crescimento de 9% em 2019. A previsão de abertura de vagas de TI em empresas e startups é de 70 mil novas vagas somente neste ano. Até 2024, está previsto a abertura de 420 mil novos empregos em tecnologia. Em um país com quase 13% da população desempregada, são números que mostram a importância de deter o conhecimento da programação e robótica. Quem tiver esse conhecimento, com certeza, estará na frente. Prova disso é que o CEO e criador do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que a política de sua empresa é, literalmente, contratar quantos programadores e engenheiros talentosos encontrarem, porque simplesmente não há um número suficiente de pessoas que são treinadas e possuem essas habilidades hoje”.

Pesquisa da ManpowerGroup, consultoria de recursos humanos, mostra que 65% dos empregos para os nascidos entre 1998 e 2010 são em profissões que ainda não existem.

“Convivemos com Uber, Ifood, Netflix, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, QR code, tecnologia smart. Todos desenvolvidos por ideias inovadoras e muita programação. Não basta apenas jogar o game. É preciso saber desenvolvê-lo”, lembra Miller.

Alguns dos diferenciais da metodologia codeBuddy são explicados pela Diretoria Pedagógica, Sandra Cuenca Miller:

“No sistema codeBuddy, os alunos são os protagonistas na sala de aula, aprendem em seu tempo, em uma plataforma digital e gameficada os universos da tecnologia. Eles desenvolvem também aulas longe do computador, mostrando a importância da vida offline e dinâmicas em grupo também. Como mãe e professora, esse foi o diferencial que me encantou no sistema codeBuddy. Há atividades diante da tela e fora dela, mostrando as crianças como o conhecimento da tecnologia pode ser usado mesmo longe dos computadores. Além disso, cada aluno evolui de forma individual, no seu tempo. E de forma integrada com sua equipe, mostrando que cada um, de seu jeito, colabora com o todo em busca do objetivo final. É uma metodologia inclusiva e similar aos desafios que as crianças enfrentarão no futuro”.

“Saber conversar com a tecnologia é estar conectado com a linguagem universal do amanhã”, opina o Diretor Educacional da codeBuddy Santos, Renato Fares Khalil. “Países desenvolvidos já incluíram em suas grades curriculares o ensino da programação. Ao fazer isso em 2014 nos Estados Unidos, Barack Obama teve aulas particulares sobre o assunto e pediu as crianças e jovens de seu país que não apenas usem a tecnologia, mas que passem a dominá-la, interagindo com ela, para que a América continue no topo. Essas nações desenvolvidas já entenderam essa necessidade e o Brasil precisa fazer essa lição de casa. Por isso, o método codeBuddy é encantador. Porque insere dentro da vida do aluno esse ensino de forma suplementar e divertida”.

Os cursos regulares na codeBuddy, duram aproximadamente seis meses, tem aulas semanais e é bastante acessível, com um investimento cabe no bolso dos pais.

“Temos os melhores preços entre as escolas de tecnologia da Baixada Santista. É um investimento pequeno em um diferencial que mudará a vida de seus filhos”, explica Matheus Miller.

 

Atividades gratuitas de robótica, games e APPs para crianças na inauguração da codeBuddy. Foto: Divulgação

 

Parcerias

A codeBuddy Santos também faz parcerias com escolas e outras instituições de ensino, privadas e públicas, que queiram inserir programação e robótica em suas grades curriculares, através do sistema codeBuddy com aulas nas próprias instituições. Mais detalhes com o Diretor de Relacionamento da codeBuddy Santos, Matheus Miller, no WhatsApp/celular: (13) 98147-0373.

Inscrições

As crianças e adolescentes interessados em participar das aulas gratuitas de inauguração da codeBuddy Santos devem se inscrever pelo WhatsApp (13) 99197-9491, pelo telefone (13) 3327-1321, pelo e-mail [email protected], ou na secretaria da unidade na Rua Goiás, 160, no bairro do Gonzaga.

Palestra gratuita para Educadores e pais

Também no sábado (3), a partir das 16 horas, acontece a palestra “Educação do Futuro – Os benefícios de aprender desde cedo a nova linguagem universal da Programação”, que será ministrada pelo Diretor Educacional, Renato Fares Khalil.

Voltada a educadores de todos os níveis e país, a palestra irá detalhar a importância do ensino de Programação para crianças e adolescentes.

“Essa prática desenvolve nos alunos capacidades como raciocínio lógico, criatividade e empreendedorismo”, detalha Khalil. A palestra irá mostrar também porque “conversar” com a tecnologia já é uma necessidade vital no mercado de trabalho.

A atividade é gratuita. Todos os participantes receberão certificado de participação.

Khalil explica o tema: “Países como Estados Unidos, Japão, Inglaterra e França já incluíram Programação e Fluência Digital na grade curricular do ensino regular. Hoje, programação é uma forma de linguagem universal. É vital conhecermos como ‘falar’ com os computadores”.

O palestrante, que é professor universitário com Mestrado em Educação e especialista no uso da tecnologia no setor, pontua bem onde se encaixa o ensino de fluência digital:

“O conhecimento linguístico da Programação ocupa atualmente um espaço que no passado foi do Inglês, do Espanhol e mesmo o aprendizado de operação de computadores”, explicou Khalil que também é engenheiro especialista em Administração e Logística.

Também participará da palestra o cofundador e diretor de Gestão da codeBuddy Brasil, Breno Leles Braga.

Quem participar da palestra receberá certificado.

As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (13) 99197-9491, pelo telefone (13) 3327-1321, pelo e-mail [email protected], ou na secretaria da unidade na Rua Goiás, 160, no bairro do Gonzaga.

Metodologia

A codeBuddy sabe que todos os elementos que envolvem a sala de aula são importantes e devem estar em perfeita harmonia.

Por isso, foi pensado atentamente em cada um dos pontos que fazem da codeBuddy uma escola diferente. Como as crianças e adolescentes vão aprender um conteúdo que é passado somente em universidades ou escola técnicas?

Fazemos aquilo que é complicado se tornar fácil e o que parece ser chato se tornar divertido.

Com uma abordagem lúdica e pautada no avanço individualizado, trabalhamos a personalização do ensino em seu nível mais sofisticado, além de transformar crianças em consumidores ativos da tecnologia.

A codeBuddy fornece um sistema de ensino completo, com exercícios interativos, atividades guiadas, divertidas ferramentas para incentivar a criatividade, quebra-cabeças e muito mais para tornar a programação divertida. As aulas são projetadas para orientar as crianças em um caminho com o objetivo de ganhar novos emblemas.

Em cada aula, as crianças se envolvem com módulos interativos de aprendizagem, minijogos, projetos de codificação e quebra-cabeças.

O curso regular da codeBuddy trabalha com conceitos de Mundos, onde cada aluno, no desenvolvimento das aulas, define suas capacidades. As aulas começam no Mundo da Lógica e Matemática, passagem obrigatória para todos.

Com a Lógica e a Matemática, eles desenvolvem a base necessária para criar tudo que a imaginação permitir. Depois, cada aluno pode escolher quatro caminhos: Mundo dos Games, Mundo Maker, Mundo dos Apps e Mundo Web.

No Mundo dos Games, as crianças deixam de ser jogadores passivos e descobrem como uma das coisas que eles mais amam funciona de verdade. E, claro, eles também criam seus próprios jogos profissionais!

Já no Mundo Maker, os alunos desenvolvem tecnologias que antes só eram ensinadas nas universidades e constroem as soluções que o mundo precisa.

Afinal, um líder com conhecimento maker pode ir muito além do digital e criar com as próprias mãos as máquinas do futuro!

Alguns jovens podem até não gostar de jogos. Mas, hoje em dia, todos usam apps! No Mundo dos Apps, os alunos aprendem a criar uma das tecnologias mais usadas da atualidade, seja para facilitar o cotidiano ou para revolucionar o mercado de aplicativos.

O Mundo Web é para aqueles que amam programar! Aprendem aqui a desenvolver todos os lados que compõem um sistema web, de sites a bancos de dados.

O aprendizado também é “gameficado”, ou seja, as aulas fazem parte de uma divertida disputa chamada Code League.

Trata-se de uma competição que promove a cooperação e o raciocínio lógico.

Estes são os dois pontos principais da mudança promovida pela nova tecnologia e que a codeBuddy estimula ambos em nossos alunos!

A competição ocorre de duas maneiras: individual e em equipe. O estudante escolhe entre três equipes da qual quer participar, une-se ao seu mentor e começa os preparativos.

Na individual, os alunos são estimulados a desenvolver suas ideias e invenções no Projeto X, que termina com eles desenvolvendo seus próprios Games e Apps.

No percorrer de cada atividade, os alunos acumular Budcoins (B$), a moeda virtual da codeBuddy, e podem trocar por prêmios reais ou virtuais sempre que quiserem!

Já em equipe, eles se juntam uma vez por mês para trabalhar juntos, resolverem desafios e desenvolverem a criatividade. Em resumo, é muita diversão em prol da transformação do ambiente no qual vivemos!

 

 

História

A história da codeBuddy é como um clássico filme de superação e força de vontade! Marlon, um dos fundadores, estava na França, estudando engenharia elétrica.

Lá percebeu a deficiência em lógica e programação por parte de seus colegas, tanto do Brasil quanto da universidade francesa.

Inquieto com a situação, pesquisou e descobriu que o país da torre Eiffel já havia entendido a importância desses fatores para o desenvolvimento tecnológico e social.

Inspirado pelo exemplo francês de implementar o ensino de programação nas escolas, Marlon voltou para o Brasil com sede de empreender e mudar o futuro da educação do país.

Seus irmãos, Marcelo e Matheus, e seu primo, Breno, foram conquistados pelo sonho do Marlon e decidiram começar uma revolução no único espaço que tinham: seu apartamento.

Se os jovens de hoje estão altamente conectados, por que não os ensinar a serem criadores ativos em vez de usuários passivos?

Por que não os ensinar a mudar o mundo para melhor?

É por isso que os ensinamos a criar os próprios jogos, aplicativos, sites e robôs, mostrando que crianças e adolescentes são capazes de criar tudo que suas mentes imaginarem.

A codeBuddy nasce em 2015, inicialmente, sob o nome de Pequenos Cientistas, com a família indo de escola em escola apresentar seu sonho a pais que também viam a programação como um caminho para o futuro.

Montaram mesas coloridas, colocaram computadores na sala e uniram 40 alunos apaixonados pelo que estavam criando.

O primeiro evento Programadores do Futuro mostrou que a metodologia inovadora, de até seis alunos por mentor e uma aula por semana, realmente transformava a vida daqueles adolescentes.

O sucesso da iniciativa resultou na rede de franquias codeBuddy, uma escola inovadora e especial, amiga dos líderes do futuro.

Todas as unidades prezam pelos mesmos princípios: empreendedorismo, criatividade e tecnologia como forma de resolver problemas reais da sociedade brasileira.

Atualmente, são 41 franquias codeBuddy espalhadas em todo o Brasil.

Serviço

Evento de Inauguração da codeBuddy Santos
Data e hora: Sábado (03/08), às 15 horas
Local: codeBuddy Santos (Rua Goiás, 160 – Gonzaga – Santos – SP)
Inscrições: Celular e WhatsApp – (13) 99197-9491 / Telefone – (13) 3327-1321/ e-mail – [email protected]

Aulas gratuitas de Games, Robótica e Programação
Data e hora: Sábado (03/08), às 15 horas
Local: codeBuddy Santos (Rua Goiás, 160 – Gonzaga – Santos – SP)
Inscrições: Celular e WhatsApp – (13) 99197-9491 / Telefone – (13) 3327-1321/ e-mail – [email protected]

Educação do Futuro – Palestra gratuita para educadores e pais com o Prof. Ms. Renato Khalil
Data e hora: Sábado (03/08), às 16 horas
Local: codeBuddy Santos (Rua Goiás, 160 – Gonzaga – Santos – SP)
Inscrições: Celular e WhatsApp – (13) 99197-9491 / Telefone – (13) 3327-1321/ e-mail – [email protected]

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.