Primeira fase do Vestibular da Unesp será realizada em 30 e 31 de janeiro | Boqnews
Imagem de um dos campi da Unesp. Divulgação

Educação

14 DE JULHO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Primeira fase do Vestibular da Unesp será realizada em 30 e 31 de janeiro

Adiamento do processo seletivo foi necessário em razão da pandemia da Covid-19; a 2ª fase ocorrerá em 28 de fevereiro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) alterou as datas do calendário de provas para o Vestibular 2021. As provas da primeira fase serão aplicadas em 30 e 31 de janeiro (sábado e domingo). A segunda fase será realizada em 28 de fevereiro (domingo). As novas datas não coincidem com as de outras seleções: Enem presencial, USP e Unicamp.

O adiamento foi necessário em razão da pandemia de Covdi-19. O resultado final do Vestibular Unesp 2021 agora está previsto para ser divulgado em 19 de março do próximo ano.

Além de adiar as datas, a Vunesp (Fundação para o Vestibular da Unesp) também decidiu, em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação da Unesp (Prograd), realizar a primeira fase em dois dias, em vez de repetir o modelo de dia único na primeira fase aplicado nos anos anteriores.

Modelo

Nesse modelo para o Vestibular 2021 da Unesp, os candidatos seguirão fazendo um só dia de prova na primeira fase, mas serão divididos em dois grupos diferentes para minimizar os efeitos de aglomeração nos locais de prova. No ano passado, a primeira fase do exame foi aplicada para 95.440 candidatos em 35 cidades, sendo 31 delas no estado de São Paulo.

“Serão duas provas de conhecimento gerais equivalentes em termos de conteúdo e dificuldade. Uma será aplicada aos candidatos da área de Biológicas e outra aos candidatos das áreas de Humanidades e Exatas”, diz o diretor-presidente da Vunesp, professor Antonio Nivaldo.

Segundo estudos realizados pela Fundação Vunesp, responsável pelo exame, os candidatos da área de Biológicas representam, historicamente, cerca de metade dos inscritos do Vestibular da Unesp, o que permite equacionar essa separação dos candidatos em dois dias diferentes na primeira fase. “Assim, além de evitar aglomeração, também maximiza o uso do espaço físico”, completa o gestor.

Primeira etapa

A primeira fase segue no mesmo formato dos anos anteriores, com 90 questões de múltipla escolha. Os detalhes sobre as provas da segunda fase, agora em um só dia; e sobre a possibilidade de aproveitamento das notas do Enem no Vestibular da Unesp serão definidos nos colegiados da universidade o mais breve possível.

“A etapa inicial em dois dias é uma medida extraordinária exclusivamente em razão da pandemia de Covid-19. Não é que o Vestibular da Unesp será sempre assim”, diz o superintendente acadêmico da Vunesp, professor Renato Eugênio da Silva Diniz.

A resolução que definirá todos os detalhes do exame para ingresso nos cursos de graduação em 2021 será definida após debates nos órgãos colegiados, com todas as informações sobre cursos e vagas disponíveis e também sobre o aproveitamento ou não da nota do Enem.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.