Primeiro ataque do PCC no Estado de São Paulo completa 18 anos nesta quarta (19) | Boqnews
Foto: Reprodução/Google Maps Fórum de São Vicente

Cerimônia

18 DE FEVEREIRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Primeiro ataque do PCC no Estado de São Paulo completa 18 anos nesta quarta (19)

Ocasião será marcada por homenagem a Antônio José da Silva, o “Toninho de Cubatão”, advogado morto na ação em São Vicente

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No dia 19 de fevereiro de 2002, o Fórum Estadual de São Vicente foi cenário de uma tragédia.

Na ocasião, o advogado Antônio José da Silva, conhecido como “Toninho de Cubatão” foi assassinado à tiros por quatro homens.

Na fuga, os bandidos ainda lançaram uma granada no saguão do local. A granada era de uso exclusivo das Forças Armadas. Com a ação, o vigia José Ailton Bezerra de Lima também ficou ferido.

Em um primeiro momento, as autoridades policiais acreditavam que o crime teria ocorrido na tentativa de resgate de presos que estavam em audiência no Fórum no dia do fato.

Mas logo depois se descobriu que, na verdade, se tratava de uma retaliação da facção criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC). Assim, tendo sido a primeira do Estado de São Paulo.

Posteriormente, houve o assassinato do juiz corregedor dos presídios, em março de 2003. E por fim, em 2006, houve uma onda de ataques do PCC que parou o Estado de São Paulo.

Homenagem

Para lembrar os 18 anos do primeiro ataque ao Estado, e como homenagem ao advogado cubatense morto na ação, a OAB São Vicente realizará uma cerimônia que batizará a sala de apoio aos advogados no local como “Sala de Apoio Antônio José Silva – Toninho de Cubatão”.

Será nesta quarta-feira (19) às 10h30, no Fórum Estadual de São Vicente (R. Jacob Emmerich, 1367 – 1º andar).

Mesmo após 18 anos do atentado ao Fórum de São Vicente, pela morosidade do judiciário, a indenização ainda não foi paga pelo Estado aos familiares do advogado executado na ocasião.

O evento contará com a presença de inúmeras autoridades da política e do Direito da Baixada Santista. Além do filho do homenageado, Kerginaldo Marques da Silva, hoje advogado especializado em Direito Público, Administrativo e Civil.

Em entrevista ao programa Notícias do Dia, da BoqnewsTV (disponível no Facebook e YouTube), o advogado falou a respeito da cerimônia.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.