Primeiro táxi acessível é incorporado à frota da Cidade | Boqnews
Foto: Isabela Carrari/PMS

Santos

09 DE DEZEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Primeiro táxi acessível é incorporado à frota da Cidade

Não haverá tarifa diferenciada para quem utilizar o táxi acessível.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Novidade na Baixada Santista, o primeiro táxi acessível começou a circular nesta segunda-feira (8) pelas vias da Cidade. O veículo, que prestará serviço especializado no transporte de cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e idosos, teve sua apresentação oficial na rampa do paço municipal.

Trata-se de uma minivan Spin que foi adaptada com o rebaixamento do piso, permitindo ao cadeirante acesso ao veículo pela parte traseira, com a sua própria cadeira de rodas, a partir do apoio de uma rampa. A estrutura tem ângulo adequado para rolagem da cadeira de rodas, que suporta até 250 quilos.

Mesma tarifa
Outra boa notícia é que não haverá tarifa diferenciada para quem utilizar o táxi acessível. Será cobrado o mesmo preço de uma corrida normal – tanto na bandeirada quanto no quilômetro percorrido.

O taxímetro somente será acionado no momento da partida, após o cadeirante ter sido colocado no local apropriado, com cintos de segurança afixados e a plataforma e a porta traseira fechadas.

Naira Rodrigues, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, aprovou o veículo. “O táxi é interessante porque possibilita o transporte do cadeirante em igualdade de condições. Esse tipo de transporte sempre foi caro e agora não será mais.”

O táxi acessível ainda disponibiliza espaço para transportar com conforto mais dois acompanhantes. A diferença entre o acessível e o convencional está na adaptação de todo o espaço interno do veículo e na segurança do passageiro. Não somente a pessoa fica protegida com o uso de cinto de segurança, como a cadeira também fica presa ao dispositivo.

Um dos itens principais é o sistema reforçado de travamento da cadeira de rodas, que só é desabilitado ao final da corrida, pelo próprio motorista do veículo. Os agendamentos devem ser feitos através da Associação Disk Táxi, telefones 0800-7700231 ou 3202-1150.

Resolução
A Resolução 16/2014 da CET, publicada na edição desta terça-feira (9), do Diário Oficial de Santos, dispõe sobre a padronização do veículo acessível. Além de layout semelhante aos demais da frota, ele terá um adesivo na dianteira e laterais do veículo indicando o transporte de cadeirantes. Tanto a adaptação para o transporte de cadeirantes quanto o layout deverão ser aprovados em vistoria feita pela CET-Santos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.