Procon-Santos começa fiscalizações da Black Friday 2020 | Boqnews
Foto: Divulgação

Operação

27 DE NOVEMBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Procon-Santos começa fiscalizações da Black Friday 2020

A fiscalização prossegue nesta sexta nas redes de varejo da Cidade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A equipe do Procon-Santos esteve, na noite desta quinta-feira (26), no Hipermercado Extra da Av. Ana Costa, em ação que deu início à fiscalização da Black Friday 2020.

O estabelecimento decidiu antecipar o início do período dos descontos para dois dias: quinta e sexta-feira.

A operação, que prossegue nesta sexta (27) em grandes redes de varejo da Cidade com equipe de dez fiscais e presença de representantes do Núcleo Regional da Fundação Procon do Estado de São Paulo, busca garantir que não haja fraudes.

“Realizamos pesquisas no início de novembro para observar a variação dos preços. Hoje fizemos a confrontação desses valores, para verificar se realmente os produtos entram na Black Friday e se os produtos tiveram redução real. Sexta-feira prosseguiremos checando tudo”, explicou o coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma. Na vistoria ao Extra, os fiscais não constataram nenhuma anormalidade.

O coordenador deu uma dica para consumidores que querem aproveitar as vantagens da data.

“Ninguém melhor que o consumidor para saber o que ele quer adquirir. É importante fazer uma lista de desejos e realizar busca em sites que fazem a tarefa de relacionar os preços médios do produto nos últimos 30, 60, 90 dias. Na Black Friday, é preciso verificar com atenção se aquele desconto é real ou se é uma maquiagem feita pelo estabelecimento”.

Foi este o caso da operadora de caixa Ana Cristina da Silva, 40 anos, que aproveitou os descontos para comprar uma televisão e um ventilador.

“Estive de olho nos preços, e estes realmente estão bons. Além disso, está valendo a pena porque estou parcelando tudo em dez vezes sem juros”.

 

Protocolos de fiscalizações começaram ontem, no Hipermercado Extra. Foto: Divulgação

Monitoramento

Por cerca de duas semanas, a equipe do Procon-Santos percorreu grandes lojas de varejo para anotar preços e permitir que os consumidores possam monitorar os valores dos produtos oferecidos.

Entre as lojas fiscalizadas estão Lojas Cem, Casas Bahia, Magazine Luiza, Pernambucanas, Extra, Carrefour e Fast Shop.

Protocolos

Neste ano, por conta dos protocolos sanitários estabelecidos em decorrência do novo coronavírus, é obrigatório que os estabelecimentos realizem a aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel e evitem aglomeração.

Caso o munícipe verifique descumprimento dos protocolos, pode denunciar para Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) através do telefone 162 de segunda a sexta, das 8h às 18h, internet (www.santos.sp.gov.br/ouvidoria) ou pessoalmente no Paço Municipal (Praça Visconde de Mauá s/nº – térreo), das 8h às 17h.

Também é possível acionar a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.

Serviço

Os canais de atendimento do Procon-Santos são a internet (https://www.procon.sp.gov.br/santos/); aplicativo disponível para celulares e aparelhos com os sistemas Android e iOS acessíveis gratuitamente nas lojas virtuais Google Play Store e Apple Store com o nome “Procon Santos”, e-mail [email protected] e Disk-Consumidor (0800-7790151).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.