Procon-SP notifica Instagram para bloquear perfis falsos | Boqnews
Foto: Divulgação
13 de novembro de 2020

Procon-SP notifica Instagram para bloquear perfis falsos

O Procon-SP notificou o Instagram para que providencie o bloqueio imediato de todos os perfis falsos que utilizam indevidamente seu nome e sua marca, e adote medidas de segurança que impeçam a criação de novas contas falsas. A rede social tem 24 horas para responder.

Dez perfis falsos do Procon-SP já foram identificados. Os fraudadores pedem os dados pessoais dos seguidores e aplicam golpes pelo Whatsapp.

Os perfis oficiais do Procon-SP são: @proconsp (facebook e instagram) e @proconspoficial (twitter); e o site é o www.procon.sp.gov.br

Apesar de o Procon-SP ter feito a denúncia por meio da própria plataforma, novos perfis falsos continuam sendo criados e os já existentes não foram bloqueados pelo Instagram. O Procon-SP está monitorando as redes sociais e já acionou a Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Os perfis falsos identificados são:

https://www.instagram.com/ouvidorias_procon/
https://www.instagram.com/suport_proconsp_4/
https://www.instagram.com/procon_sp.ofc/
https://www.instagram.com/suporte_procon_ofc/?igshid=d4dh9t5up0xq
https://www.instagram.com/suporte.procon2020/?igshid=e61eih8ul3tj
https://www.instagram.com/proconsp_suport/
https://www.instagram.com/suport_proconsp/
https://www.instagram.com/proconsp9/
https://www.instagram.com/proconmaranhaosuport/
https://www.instagram.com/sac_proconsp/

Cuidados ao acessar as redes sociais 

  • Nunca envie seus dados pessoais;
  • Faça uma verificação em um buscador (Google, por exemplo) sobre informações oficiais da empresa ou instituição;
  • Avalie a atividade do perfil, considerando que a página oficial do Procon-SP posta vários conteúdos específicos sobre defesa do consumidor;
  • Verifique a data da criação do perfil – as contas do Procon-SP foram criadas em: facebook e twitter são de 2012 e instagram, de 2019;
  • Cheque a quantidade de seguidores do perfil: no facebook, o Procon-SP tem 249 mil; no twitter, 56 mil e no instagram 49 mil.

O consumidor deve denunciar os perfis falsos à instituição ou empresa que teve o nome usado e também ao Instagram (ou outra rede social, se for o caso). No Procon-SP, as denúncias podem ser feitas por meio do site: www.procon.sp.gov.br ou do app Procon.SP

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.