Procuram-se empreendedores na Cidade | Boqnews
Foto: Natasha Guerrize

Incubadora

07 DE SETEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Procuram-se empreendedores na Cidade

Atualmente sem empresas, Incubadora de Santos entra em obras

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

fala7“Eu costumo brincar com meus funcionários e os futuros empreendedores que não basta ser somente um Professor Pardal”, diz o diretor administrativo da Incubadora de Empresas de Santos, Valdomiro Roman. 

A referência feita ao personagem da Disney, famoso inventor da fictícia Patópolis, não é à toa. O importante é ensinar a engatinhar as futuras empresas até que se consolidem por pelo menos dois anos.

Mas a situação do programa, criado no final dos anos 90 com a gestão da Prefeitura de Santos e que já contou com mais de dez empresas formadas, é a lacuna de empreendedores buscando a Incubadora de Empresas.

Valdomiro Roman da Silva, diretor administrativo e financeiro da Fundação Parque Tecnológico, minimiza o cenário e explica que ocorreram importantes mudanças de parcerias – antes contava com o Sebrae e, ano passado, o contrato com a Associação Comercial de Santos terminou – e a mudança de endereço físico contribuíram para a falta atual de empresas incubadas. Hoje, ela ocupa o quarto andar do CAIS (antigo Colégio Santista), onde se localiza também em sinergia o Parque Tecnológico da Cidade, criado em 2011 e credenciado pelo pólo paulista em 2012.

“Vamos entrar com edital para obras neste mês. A previsão é de que o 4ª andar fique pronto em 2015. O novo prédio que abrigará o Parque Tecnológico (onde a Incubadora se estabelece)”, estima Roman.

História
Nos Estados Unidos, o Vale do Silício, localizado no estado da Califórnia, é considerado a meca de empresas que geram inovação científica. A partir desse pólo é que concentram algumas das mais importantes Incubadoras de Empresas, atualmente de segmento digital.

O conceito desse programa tem no nome um elemento sugestivo. Se nas maternidades as incubadoras neonatais possuem a função de proporcionar aos recém-nascidos um fluxo de respiração melhor, basicamente a premissa vale para as empresas. Os empreendedores recorrem ao programa para receber coordenadas iniciais de como abrir e desenvolver negócios em tecnologia.

“Muitas vezes, eles não possuem um local físico para estabelecer a nova empresa. E a Incubadora oferece tanto o espaço físico quanto outros serviços em telefonia e internet”, explica. Em Santos, a Incubadora de Empresas foi criada no final dos anos 90 para fornecer toda a infraestrutura e o chamado plano de negócios, que consistia em dois moldes: diferencial de qualidade de mercado – nesse quesito, o empreendedor apresentava uma empresa com qualidade de serviço, mas não a inovação. O segundo quesito é a inovação – uma criação que se transforme em um produto rentável.

Com a criação do Parque Tecnológico, a Incubadora virou o braço direito para fortalecer a relação das academias de ensino (universidades e faculdades técnicas) e incentivar estudantes de áreas relacionadas à tecnologia a apostar na inovação com novos empreendimentos, que fujam do eixo porto-industrial, o mais dominante na Baixada Santista.

Reformas e exemplos
Além das obras físicas, o planejamento da atual diretoria da Incubadora de Empresas e o Parque Tecnológico prevê uma mudança de Conselho previsto para avaliar as propostas das empresas que estão começando.

O empresário Daniel Alexandrino foi um dos criadores da KBRTec

O empresário Daniel Alexandrino foi um dos criadores da KBRTec

O atual Conselho é formado por professores universitários. A mudança no estatuto será a convocação de empreendedores de sucesso. E por falar em empreendedores de sucesso, uma das empresas que nasceu na Incubadora santista foi a KbrTec. Tudo começou quando Daniel Alexandrino e seus amigos de faculdade criaram uma ideia de formalizar uma empresa de soluções em TI, SEOs (informática) e criação de uma extensão de arquivo – por isso, o nome KBR (br de Brasil). “Atualmente temos mais de 200 clientes fixos”, diz.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.