Professora promove aulas de balé no Dique da Vila Gilda, em Santos | Boqnews
Isabela Carvalhaes

Arte

02 DE SETEMBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Professora promove aulas de balé no Dique da Vila Gilda, em Santos

Crianças interessadas em participar efetivamente das aulas são encaminhadas ao Centro Cultural da ZN

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Diminuir a distância entre a comunidade e a arte. Esta foi a intenção da bailarina e professora do Centro de Cultura da Zona Noroeste Daniela Guasti ao buscar novas dançarinas nas palafitas de Santos. No Dique da Vila Gilda, onde vivem 20 mil pessoas, o cenário é outro: o piso de madeira encerado dos palcos é substituído pelo solo de terra; as barras de apoio são improvisadas nos corrimões de ferro e as cortinas vermelhas e aveludadas do teatro não existem, mas mesmo assim a poesia nas pontas dos pés acontece.

Foto: Isabel Carvalhaes

Foto: Isabel Carvalhaes

Cerca de duas vezes por mês, Daniela veste suas bailarinas com trajes de espetáculo e saem dando saltos, piruetas e pliés pela comunidade. O objetivo da aula a céu aberto é atrair meninas e meninos que se demonstrem interesse pelo balé. “Converso com os pais e familiares das crianças que se interessaram a iniciar as atividades no Centro Cultural para ver se existe a disponibilidade de levá-los às aulas”, conta a professora. Desde o início do projeto, 12 crianças começaram a frequentar as salas de aula, mas apenas oito comparecem.

Foto: Isabel Carvalhaes

Foto: Isabel Carvalhaes

Além de ser uma arte clássica antiga, o balé tem a capacidade de mudar os hábitos de quem o pratica. Aprende-se a importância da disciplina, os reflexos da boa postura, a atentar-se quanto à alimentação, aos cuidados e o respeito com o próprio corpo e a mente. “O balé é uma das manifestações culturais mais importantes de socialização”, destaca Daniela, que foi professora de turmas do Teatro Municipal de Santos durante 17 anos.

A família, de acordo com ela, também é transformada quando há uma bailarina em casa. “Os pais aprendem com os filhos e crescem junto com eles. As pessoas começam a ter uma perspectiva de vida diferente”, ressalta.

Em Santos, o projeto teve início no final do ano passado e foi inspirado no Ballet de Paraisópolis, de São Paulo. A diferença, no entanto, é que em Paraisópolis a escola de bailado fica dentro da comunidade, facilitando o acesso.

Doações
Algumas famílias conseguem comprar os trajes típicos do balé — que inclui collant, meia calça e sapatilhas. Já outras, para seguirem firmes neste sonho, precisam de doações, que podem ser feitas no Centro de Cultura da Zona Noroeste, à Avenida Afonso Schmidt, s/n, na Areia Branca, às terças e quintas-feiras, no período da manhã.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.