Professores se reinventam na pandemia e fazem a diferença na vida dos alunos | Boqnews
Foto: Divulgação

Educação

15 DE OUTUBRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Professores se reinventam na pandemia e fazem a diferença na vida dos alunos

Dia dos Professores é comemorado nesta sexta-feira (15)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Reinvenção. Talvez essa seja a melhor palavra para definir o desafio dos professores ao longo da pandemia da Covid-19. Afinal, com o isolamento social e os protocolos de segurança, tudo mudou.

Na busca por manter os estudantes nas salas de aulas, os professores criaram novos métodos, trabalhos e foram fundamentais não só na questão escolar, mas também no lado humano, pois muitas vezes, eles transmitiram mensagens positivas para os alunos que ficaram abalados com a pandemia.

Ensino Infantil

A educação infantil foi uma das áreas mais impactadas com a pandemia, pois as crianças tiveram todo o processo de alfabetização comprometido.

Outro ponto é que os pequenos estão em fase de desenvolvimento, ou seja, o convívio com os colegas e a aprendizagem na sala de aula são essenciais na parte escolar e psicológica. Além disso, as crianças menores precisaram ter o auxílio dos pais ou dos irmãos mais velhos para ter a aula online, dificultando ainda mais o processo.

Contudo, os professores fizeram de tudo para minimizar este impacto. A professora Aldrey Carvalho de Oliveira, que leciona no Jardim II do Colégio Santa Cecília, conta que o atual momento trouxe a oportunidade de trabalhar intensamente as habilidades socioemocionais, como a empatia e a tolerância, com os alunos e entre os próprios educadores.

Na questão pedagógica, Aldrey, que dá aula há 15 anos, explica que o período de aula online levou uma diversidade maior de possibilidades para explicar o conteúdo e ir além dos tradicionais livros e cadernos. “As escolas não serão mais as mesmas. As plataformas de estudos online oferecem atividades lúdicas, dobraduras, histórias, explicação de datas comemorativas e orientação para os pais”, destacou.

Nesta retomada das aulas presenciais, a professora cita que o retorno foi difícil, pois as crianças gostam de interagir com os amigos, dividir lanches, dar abraços e ter muito carinho. “Apesar disso, eles se adaptaram rapidamente ao novo normal e mesmo com pouca idade estão respeitando os protocolos de segurança. Virou uma rotina”, finalizou.

Aldrey Carvalho

Ensino Médio

O Ensino Médio é o período em que os adolescentes se preparam para o vestibular e começam a planejar o futuro. Assim, qualquer disciplina é de suma importância.

O professor de História, João Carlos Pereira, ressalta que o momento de pré-vestibulares tem exigido de todos muita dedicação e principalmente a concentração e o foco. Para ele, a função do professor é levar e incentivar o conhecimento para os alunos.

“É preciso usar o que você sabe em prol da sociedade”, citou. Segundo ele, a pandemia deu a chance de inovar na educação. “A instituição e os professores buscaram novas metodologias, tudo com o foco em acolher, auxiliar e direcionar nossos alunos, preparando os não só para o vestibular, mas para a vida”. Por fim, João, que voltou a dar aulas após um tempo na área empresarial, cita que ser professor é um sentimento gratificante.

João Carlos Pereira

Ensino Superior

Assim, como em todas as áreas da Educação, o Ensino Superior passou por dificuldades. A jornalista Kátia Locatelli leciona a disciplina de assessoria na Universidade Santa Cecília (Unisanta). Para ela, as principais missões na pandemia foi a questão digital dos aplicativos e também o incentivo aos estudantes para participar das aulas.

Todavia, o maior desafio seguiu sendo o ensinamento a pensar, fazendo com que os alunos tenham suas próprias ideias.

Questionada sobre como é planejar aulas no Ensino Superior em condições adversas, a professora enfatizou que é preciso ajudar o estudante a desenhar seu próprio projeto de vida. “Não podemos passar apenas os conteúdos pedagógicos, assim temos que mostrar integralmente todos os valores, como solidariedade, cooperação, respeito e união”.

“Sempre busquei levar convidados para as minhas aulas de diferentes segmentos, com visões completamente opostas para falar do mercado de trabalho e temas factuais”, finalizou.

Kátia Locatelli salienta que ser professora é inspirar e ser inspirada a cada dia a melhorar o mundo. “A sala de aula é mágica!”, concluiu.

Kátia Locatelli

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.