Programa Emprega Santos vai aproximar munícipes de vagas de trabalho | Boqnews
Foto: Isabela Carrari/PMS

Oportunidades

21 DE OUTUBRO DE 2022

Programa Emprega Santos vai aproximar munícipes de vagas de trabalho

Neste ano, CPET já captou mais de 1.300 vagas de emprego até julho

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o objetivo de aumentar o número de santistas empregados e aproximar as empresas da Cidade de profissionais à procura de trabalho, a Prefeitura lançou o programa Emprega Santos.

Realizado por meio de uma parceria da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) e a Associação Comercial de Santos (ACS), o programa consiste no estreitamento entre o Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET) e as empresas da Cidade para aumentar a captação de vagas no equipamento e facilitar a contratação de mão de obra qualificada no porto, construção civil, serviços e varejos, setores que mais empregam no Município.

Serão realizadas reuniões mensais entre a equipe do CPET e as empresas, intermediadas pela ACS, para ofertar o cadastro de trabalhadores do CPET, atualmente com cerca de 50 mil profissionais, além de identificar vagas não preenchidas pelas empresas e apurar porque estão com dificuldades para achar profissionais para elas.

Outra linha de atuação será identificar junto às empresas as necessidades de qualificação de mão de obra. A partir daí, a Seectur poderá viabilizar cursos de qualificação, por exemplo, nas vilas criativas da Cidade ou juntamente com parceiros como o Centro Paula Souza (governo estadual), Sebrae, Senac etc.

Durante o lançamento do programa, no 2º Seminário Internacional Universidade-Empresa, na sede da ACS, a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, explicou que o Emprega Santos nasceu do desejo de juntar quem precisa de mão de obra com quem precisa trabalhar. “Queremos aumentar as oportunidades para a população e ninguém melhor que a Associação Comercial para nos ajudar neste objetivo”.

“Nossa população precisa acessar essas vagas e, muitas vezes, as empresas precisam do acesso a esta mão de obra. Acreditamos que o melhor projeto social é o emprego. Damos cidadania à pessoa quando ela tem a dignidade de ter seu salário, gerar renda e trazer isso para sua família. O poder público tem o papel de fazer esta ponte”, concluiu a secretária.

Situado dentro do Poupatempo Santos (Rua João Pessoa, 246, Centro), o CPET é o equipamento responsável por executar as políticas públicas de geração de emprego, renda e capacitação profissional, baseado no Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Entre as ações integradas realizadas no CPET estão: atendimentos do seguro desemprego, intermediação de vagas entre candidatos e empresas e formação e capacitação profissional de desempregados.

O CPET também realiza as Caravanas das Oportunidades para ofertar vagas e cadastrar desempregados em comunidades mais afastadas de Santos. Além disso, oferece as dependências para que as empresas realizem entrevistas de emprego, cursos e treinamentos.

2022 (até julho)

Vagas de emprego captadas (divulgadas): 1.301
Atendimentos: 15.077
Profissionais encaminhados a entrevistas: 1.640

2021

Vagas de emprego captadas (divulgadas): 1.366
Atendimentos: 14.907
Profissionais encaminhados a entrevistas: 1.741

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.