Projeto da Fundação SOS Mata Altântica desembarca em Santos | Boqnews

Cidades

15 DE SETEMBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Projeto da Fundação SOS Mata Altântica desembarca em Santos

O projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica, desembarca em Santos entre os dias 16 e 20 de setembro, no Jardim Botânico Chico Mendes e Parque Roberto Mario Santini, para levar a temática da educação ambiental e mostrar as diversas iniciativas existentes para a […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica, desembarca em Santos entre os dias 16 e 20 de setembro, no Jardim Botânico Chico Mendes e Parque Roberto Mario Santini, para levar a temática da educação ambiental e mostrar as diversas iniciativas existentes para a conservação do Bioma Mata Atlântica no País.


O projeto é um caminhão totalmente adaptado pela Fundação, e conta com o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões e Ônibus, além do apoio local da Prefeitura de Santos e Projeto Albatroz. “Queremos sensibilizar o público sobre a importância da Mata Atlântica na vida das pessoas e a força que a população tem na sua preservação. Santos é uma das primeiras regiões habitadas do Bioma e a floresta aqui tem desempenhado, ao longo de quase 500 anos, papel fundamental na vida das pessoas, ao fornecer água e ar de qualidade, clima regulado e recursos naturais, entre outros serviços ambientais”, comenta Nádia Aun, coordenadora do projeto.


No primeiro dia as atividades acontecerão das 11h às 16h, e nos demais dias, das 10h às 16h.


 Nos dias 16 e 17, a exposição estará no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fracarolli, s/n) e a principal atração desta parada será a Trilha Cega, realizada dentro do Jardim Botânico pelo guia Pablo Gonzáles, do Departamento de Parques e Áreas Verdes de Santos (DEPAV). Na trilha, os visitantes poderão conhecer a fauna e flora do parque por uma ótica diferente, tendo a oportunidade única de sentir o ecossistema do lugar através de sensações e dos sentidos.


 Entre os dias 18 e 20, o projeto irá para a Plataforma do Emissário Submarino (Avenida da Praia, próximo ao canal 1), onde no primeiro dia acontecerá uma Roda de Conversa sobre a poluição das praias com a presença do Prof. Denis Abassa (UNESP – São Vicente) como mediador. No dia 19, Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, às 15h, acontecerá um show e bate papo com o grupo Percurtindo Mundos, um projeto experimental de música contemporânea caiçara que atua na criação de instrumentos musicais e desenvolvimento de novas técnicas para os instrumentos já existentes. No dia 20, haverá a divulgação dos resultados do monitoramento da água da bica do Ilhéu, colhida no primeiro dia do evento na cidade.


 Os visitantes também poderão participar de outras atividades lúdicas como o Jogo da Cidadania (em que os participantes atuam como os pinos em cima de um tabuleiro gigante) e o Jogo da Memória, com espécies de animais e plantas da Mata Atlântica. Além disso, a Fundação deixa espaço para as visitas monitoradas com escolas e outros grupos da região e o plantio simbólico de espécies, entre outras atividades, que acontecerão de acordo com a programação.


Monitoramento da qualidade da água


A Fundação SOS Mata Atlântica seleciona um rio, córrego ou lago, em cada uma das cidades por onde passa o projeto, e realiza a coleta de água usando um kit de monitoramento, que faz a análise englobando 14 parâmetros físico-químicos, como transparência da água, lixo, odor, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, entre outras. Em Santos, a coleta para monitoramento da qualidade da água acontecerá no primeiro dia (16), às 11 horas da manhã, na bica do Ilhéu. O resultado será divulgado ao final da estadia do projeto na cidade.


 A Mata Atlântica é Aqui


O Estado de São Paulo possuía originalmente todo o seu território dentro do bioma Mata Atlântica. Com os ciclos econômicos, a floresta foi sendo desmatada e, hoje, segundo o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), restam apenas 16% da floresta no Estado. “É muito importante que a população de Santos e da baixada santista se conscientize sobre a importância da Mata Atlântica. Em Santos restam 62% de sua área de Mata Atlântica original, o que representa 17.442 hectares dos Remanescentes Florestais, e a preservação desta área também é de responsabilidade da sociedade”, complementa Nádia.


Em todas as cidades por onde passa o Projeto, os educadores ambientais da Fundação SOS Mata Atlântica estimulam a criação de novos agentes multiplicadores em defesa da causa ambiental. “Queremos alertar sobre a importância da Mata Atlântica e a sua influência na vida das pessoas, mostrando que cada pequena atitude pessoal pode interferir na qualidade de vida de muitos”, explica Lemuel Santos, o Rex, um dos monitores da exposição. “Vamos receber escolas em horários agendados e discutir temas como educação ambiental e restauração florestal com profissionais que atuam aqui na região”, complementa a também monitora Rosana Duarte.


A segunda passagem do caminhão pelo estado de São Paulo começou pela cidade de Registro. Após a estadia em Iguape, o projeto seguiu para o evento Adventure Sports Fair, em São Paulo, e visitará ainda mais cinco cidades paulistas: Osasco, Cajamar, Guarulhos, São Sebastião e Ubatuba. Em seguida, vai para o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e retorna a Santa Catarina, onde termina a viagem deste primeiro ciclo anual. Ao todo terão sido visitadas 40 cidades das regiões Sul, Sudeste e do estado do Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste, durante um ano.


Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.


Para dúvidas ou agendamento de visitas: [email protected]


Programação das Atividades


“A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” em Santos


 Realização: Fundação SOS Mata Atlântica.


Data: de 16 a 20 de setembro de 2009


Local: 16 e 17/09 – Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fracarolli, s/n) e 18 a 20/09 – Parque Roberto Mario Santini – Plataforma do Emissário Submarino. Avenida da Praia próximo ao canal 1.


Informações: www.sosma.org.br ou [email protected]


Telefone: (11) 3055.7886


Cronograma de Atividades


16 de setembro (quarta) – Jardim Botânico


Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 11h às 16h


11h – Solenidade de Abertura com coleta de água da bica do Ilhéu.


15h – Trilha Cega dentro do Jardim Botânico com o guia Pablo Gonzáles da DEPAV.


17 de setembro (quinta) – Jardim Botânico


Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 16h


10h – 14h30 – Visitas Monitoradas pré-agendadas com grupos e escolas da região.


15h – Trilha Cega dentro do Jardim Botânico com o guia Pablo Gonzáles da DEPAV.


18 de setembro (sexta) – Plataforma do Emissário Submarino


Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 16h


10h – 14h30 – Visitas Monitoradas pré-agendadas com grupos e escolas da região.


15h – Roda de Conversa sobre a poluição das praias. Mediador Prof. Denis Abassa (UNESP – SÃO VICENTE)


19 de setembro (sábado) – Plataforma do Emissário Submarino


Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 16h


Dia Mundial da limpeza de Rios e Praias.


15h – Show e bate papo com o grupo Percutindo Mundos.


20 de setembro (domingo) – Plataforma do Emissário Submarino


Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 16h – Divulgação dos resultados do monitoramento das águas.


16h – Encerramento das atividades.



 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.