cidades

Projeto de incentivo à Leitura celebra 13 anos distribuindo livros e gibis

O projeto realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) registra números incríveis e ultrapassa a marca de 490 eventos realizados pela Cidade

28 de outubro de 2019 - 11:00

Da Redação

Compartilhe

Santos celebra a literatura de maneira dupla na terça-feira (29), data em que são comemorados o ‘Dia Municipal da Doação de Livros e do Incentivo à Leitura’ e o aniversário de 13 anos de um dos projetos que difunde o hábito de ler e expande generosidade por todo o Município: o ‘Leia Santos – Um Incentivo à Leitura’.

A biblioteca móvel estaciona no bulevard da Othon Feliciano (Gonzaga), das 14h às 18h.

E promove as ações ‘Adote um Livro’ e ‘Adote um Gibi’, além de receber doações de obras literárias.

O projeto realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) registra números incríveis e ultrapassa a marca de 490 eventos realizados pela Cidade.

Tendo, assim, doado mais de 46 mil livros e 30 mil gibis ao longo desse período.

Apenas neste ano, até o mês de setembro, o Leia Santos realizou ou esteve presente em 47 atividades itinerantes.

Chegando a quase 3.500 livros distribuídos.

Ao todo, mais de 29 mil pessoas já participaram do projeto retirando alguma obra.

Além do ‘Adote um Livro’ e ‘Adote um Gibi’, o Leia Santos também realiza ações como ‘Baú das Letrinhas’; espaço para desenho; pintura e atividades dedicadas ao público infantil.

Outros destaques são as atividades especiais ‘Oficina de pintura e desenho para crianças’ e ‘Exposição de Poesia e Prosa’, feitas em parceria com artistas da região.

Intercâmbio

O projeto também incentiva o intercâmbio entre as pessoas e perpetua diversas histórias de encontros em suas ações.

Produtor, editor e escritor, Ricardo Rutigliano Roque ressaltou o altruísmo das ações em doar literatura e gerar histórias.

“Gerencio o projeto Acervo dos Escritores Santistas, que possui estante na Biblioteca Mário Faria, e acompanho o Leia Santos quando posso. É um projeto muito generoso e que amplia a leitura por toda Santos”, disse.

“Encontrei o Ademir Demarchi, escritor da Cidade, em uma das edições do projeto. Vi que estava entusiasmado com a biblioteca móvel e ele me confessou que estava surpreso com as obras encontradas”, complementou Roque.

Como fazer sua doação

Os interessados em doar acima de 20 unidades podem agendar a retirada pelos telefones 3226-8021 / 3223-8908.

Se a quantidade for menor, é possível levá-la à Hemeroteca Roldão Mendes Rosa (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).

Ou até mesmo realizar a entrega em equipamentos da Secretaria de Cultura como as Bibliotecas Municipais e displays do ‘Leve, Leia e Doe’.

Não são aceitas doações de enciclopédias ou livros didáticos. Outras informações aqui.

LEIA TAMBÉM: