Em Mongaguá, o Projeto Guri está com inscrições abertas para as vagas remanescentes dos cursos gratuitos de cavaquinho (3 vagas), violino (8 vagas), viola erudita (10 vagas), cello (2 vagas) e coral (28 vagas).
Os interessados devem se dirigir ao Centro Cultural de Agenor de Campos, localizado à Rua Caraguatatuba s/nº, até o dia 4 de abril (sábado). No ato da inscrição, é preciso apresentar os seguintes documentos: declaração escolar original, cópia do RG ou certidão de nascimento, do comprovante de residência e duas fotos 3×4 recentes. O pai ou responsável precisa estar presente no ato da matrícula.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 18 horas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (13) 3448-9183 ou 8817-7860 (com Juliana). As aulas acontecem no período da manhã e tarde.
As vagas são para jovens com idade entre oito e 18 anos, para todos os instrumentos. No caso dos inscritos para o curso de coral, basta ter sete anos.
Histórico
O Projeto Guri nasceu em 1995, na Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, com o conceito de utilizar a música como instrumento de transformação. Desde 2004, é administrado pela Organização Social de Cultura, Associação Amigos do Projeto Guri.
O objetivo é promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes, por meio do ensino musical. As aulas são gratuitas e os instrumentos cedidos pelo projeto, enquanto os professores são especialistas contratados por intermédio de uma cooperativa.