Projeto Jovens Tripulantes abre inscrições nesta quinta | Boqnews

Oportunidade

12 DE AGOSTO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Projeto Jovens Tripulantes abre inscrições nesta quinta

Ao todo, são 300 vagas disponíveis para formação gratuita de tripulantes de navios de passageiros, voltada para jovens entre 18 e 34 anos, em situação de vulnerabilidade social

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Já imaginou poder viajar pelo mundo, aprender novos idiomas e ainda ganhar em dólar ou em euro? Visando oferecer a jovens em situação de vulnerabilidade a chance de qualificação profissional e entrada no mercado de trabalho de navios de cruzeiros, o Projeto Jovens Tripulantes estará com inscrições abertas a partir desta quinta-feira (12/08).

Com uma metodologia que já formou mais de 18 mil profissionais, o projeto social oferece preparação por meio de cursos on-line gratuitos, ministrados pelos melhores profissionais do mercado da hotelaria marítima no mundo, através da Deck 4, plataforma de educação à distância para formação de tripulantes de navios. Ao todo, são 300 vagas disponíveis.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do projeto www.jovenstripulantes.com.br até o dia 12 de setembro. Os candidatos precisam ser brasileiros, ter entre 18 e 34 anos, preferencialmente participantes de programas sociais, e que tenham o sonho de mudar de vida por meio do trabalho; estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio; e ter renda familiar de até três salários-mínimos.

Após o processo seletivo, os jovens darão início ao curso on-line. Em até seis meses, os alunos serão qualificados nas principais especialidades de tripulante de navio de passageiros, inclusive com ênfase no inglês, com aulas ministradas por diretores, gerentes, supervisores e tripulantes da indústria dos cruzeiros. Durante todo o processo, os jovens também terão aulas e encontros virtuais com profissionais experientes da área de psicologia e orientação vocacional.

Assim que concluírem os módulos específicos (Formação Profissional, Restaurante, Governança, Cozinha e de Bar), os jovens farão uma avaliação do aprendizado para qualificação à próxima fase. Uma equipe de orientadores cuidará de toda a preparação dos alunos para as entrevistas reais de emprego com agências recrutadoras oficiais que representam legalmente as armadoras no Brasil.

Conforme o co-fundador da Deck 4 e um dos idealizadores do Jovens Tripulantes, Fabrício Brito, a capacitação oferecida pelo projeto possibilita aos participantes a troca de experiências, vivências de aprendizados e o reconhecimento de aptidões e habilidades para a execução das tarefas que fazem parte do processo de aprendizagem para trabalhar em alto mar.

“Existem muitas vagas disponíveis nesse mercado, mas 80% dos candidatos são reprovados no processo seletivo por falta de orientação e de qualificação. As empresas não têm tempo para ensinar o tripulante inexperiente. Ele já precisa chegar pronto e sabendo como funcionam as coisas. Por isso, desenvolvemos essa metodologia, estruturada a partir de aulas dinâmicas, visando o treinamento de futuros tripulantes e fortalecendo suas habilidades socioemocionais. Nosso objetivo é superar barreiras, desigualdades e preconceitos, aproximando nossos jovens do sucesso e do mundo e devolver à juventude o direito de sonhar”, enfatiza ele.

Aquecimento do mercado

Com a retomada dos cruzeiros marítimos, as oportunidades para quem pretende trabalhar em transatlânticos aumentaram. As agências de seleção e recrutamento, responsáveis pelas entrevistas de emprego de novos tripulantes, estão trabalhando a todo o vapor à procura de ex-tripulantes e novos candidatos qualificados e bem preparados.

Segundo estudo da CLIA Brasil e da FGV, durante a temporada 2019/2020 foram gerados 33.745 postos de trabalho na economia brasileira, o que representa um resultado 5,5% superior ao apurado na temporada 2018/2019. Do total de empregos criados pelo segmento, 2.188 foram de tripulantes dos navios (3,5% superior ao gerado na temporada anterior).

“As contratações de tripulantes de cruzeiros ocorrem o ano inteiro, mas agora, nessa retomada, as oportunidades de vagas aumentaram bastante. A maior oferta é sempre para os departamentos de cozinha, restaurante e limpeza, que oferecem excelentes salários já para iniciantes. Além disso, o tripulante brasileiro vem cada vez mais ganhando espaço em todas as áreas dos navios”, garante Carolina Coelho, diretora da ISM BR, agência especializada em recrutamento e seleção de tripulantes.

Os salários para brasileiros em diversas funções vão de R$ 3.000 até R$ 12.000 (pagos em dólar ou euro), com alimentação, acomodação e serviço médico inclusos, além da possibilidade de crescimento profissional.

Parcerias

O Jovens Tripulantes é um projeto social idealizado pela Deck 4, maior plataforma de educação à distância para formação de tripulantes de navios do planeta, e conta com as parcerias do Litoral Plaza Shopping, de Praia Grande, litoral de SP; a Shelter Cursos, responsável pelo treinamento de STCW (Curso Básico de Segurança de Navio); e a ISMBR, agência de recrutamento e seleção das principais armadoras do mundo, como Royal Caribbean Group, Disney Cruise Line, Costa Crociere.

O projeto também irá firmar parcerias com empresas do terceiro setor e instituições especializadas em programas voltados para formação e capacitação, como o Instituto Projeto Neymar Júnior, na Praia Grande, que em breve terá uma turma com 150 jovens estudantes.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.