Depois de seis meses de produção, chegou a hora da exibição dos mini metragens feitos por alunos das escolas públicas de Santos, dentro do projeto Querô na Escola. A sessão de estreia acontece nesta terça (21/10), no Cine Roxy 5 (Gonzaga), das 14 às 17 horas, com a exibição dos 17 filmes produzidos durante o ano no Projeto.
Com patrocínio da Embraport e realização do Instituto Querô em parceria com a Prefeitura de Santos, em 2014 a iniciativa beneficiou 180 alunos de 6 escolas públicas da cidade, além da comunidade Ilha Diana, com o objetivo de levar o cinema para dentro da sala de aula, estimulando a criatividade desses jovens por meio das ferramentas audiovisuais e contribuindo para diminuir a evasão escolar.
Nos 33 encontros realizados desde abril, os alunos puderam discutir temas importantes do dia a dia e do universo adolescente como cidadania, preconceito, bullying, entre outros temas, que foram retratados nas produções feitas por eles, atuando como diretores, roteiristas, cinegrafistas e outras funções do cinema.
Além da exibição dos mini metragens, na ocasião também serão entregues troféus para as três melhores produções, e um prêmio para a escola mais participativa. Para saber mais sobre o trabalho do Querô na Escola, acesse www.queronaescola.org ou curta a fanpage www.facebook.com/queronaescola.
Querô na Escola – Desde 2010, o projeto já produziu mais de 100 mini metragens em escolhas públicas da Baixada Santista. Nele, jovens capacitados nas Oficinas Querô têm a oportunidade de inserção no mercado de trabalho, fazendo parte da equipe do Querô na Escola. Como educadores, eles oferecem oficinas de produção audiovisual aos alunos da rede pública e multiplicam as experiências conquistadas durante o projeto Oficinas Querô. Atualmente, o Querô na Escola acontece em Santos e Cubatão, com parceria das prefeituras e das empresas Embraport e Anglo American.