Projeto santista é destaque na Semana dos Museus da USP | Boqnews

Cidades

27 DE ABRIL DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Projeto santista é destaque na Semana dos Museus da USP

O projeto “Oficinas na Bolsa de Café: diálogos entre educação e herança cultural”, parceria entre o Museu do Café e a Secretaria Municipal de Cultura de Santos, foi selecionado entre trabalhos de todo o Brasil para ser apresentado na VII Semana dos Museus da Universidade de São Paulo. O evento acontece entre 27 e 30 […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O projeto “Oficinas na Bolsa de Café: diálogos entre educação e herança cultural”, parceria entre o Museu do Café e a Secretaria Municipal de Cultura de Santos, foi selecionado entre trabalhos de todo o Brasil para ser apresentado na VII Semana dos Museus da Universidade de São Paulo. O evento acontece entre 27 e 30 de abril e é um dos mais importantes debates sobre museologia do país.


O projeto, que ocorre anualmente desde 2006, tem como base o pressuposto de que o museu deve ser visto como espaço de troca e construção de conhecimento, e não mera transmissão de informação. Para isso são realizadas oficinas no Museu do Café com professores da rede pública e particular da cidade com o intuito de sensibilizar os educadores em relação às práticas de ensino e aprendizagem sobre a valorização e preservação dos bens culturais.


Durante as oficinas, os professores são estimulados a questionar sobre os objetos, quadros e detalhes arquitetônicos do Museu do Café, criando uma alternativa à visita monitorada convencional. “Notamos que as pessoas entravam em conflito por acharem que o museu era um lugar para buscar respostas e não elaborar perguntas. Mas se temos respostas prontas, não construímos conhecimentos”, explica Marjorie Carvalho, curadora do Museu do Café e uma das responsáveis pelo projeto, ao lado de Adriana Negreiros Campos – professora de ensino fundamental e formadora de professores – e Cristiane Eugênia Amarante – coordenadora pedagógica e especialista em ciências humanas no Centro de Extensão Universitária (CEU).


O resultado do trabalhado será apresentado no dia 29 de abril, às 13h30 no anfiteatro Camargo Guarnieri, na USP. A Semana dos Museus é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, juntamente com o Centro de Preservação Cultural e os museus estatutários da USP – o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu Paulista (MP) e o Museu de Zoologia (MZ). Neste ano, o tema dos debates é “O museu na cidade e a cidade no museu”

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.