Projeto Tubo de Ensaio reúne parceiros em São Vicente | Boqnews

Cidades

22 DE FEVEREIRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Projeto Tubo de Ensaio reúne parceiros em São Vicente

Para divulgar as expectativas e objetivos da edição 2011, além de buscar novos parceiros, o Projeto Tubo de Ensaio realiza uma reunião com seus colaboradores nesta terça-feira (22) às 16 horas no Sest/Senat (Avenida Eduardo Dias Coelho, 801 – Cidade Náutica). No encontro, serão discutidas as estratégias do processo de eleição e as propostas das […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Para divulgar as expectativas e objetivos da edição 2011, além de buscar novos parceiros, o Projeto Tubo de Ensaio realiza uma reunião com seus colaboradores nesta terça-feira (22) às 16 horas no Sest/Senat (Avenida Eduardo Dias Coelho, 801 – Cidade Náutica). No encontro, serão discutidas as estratégias do processo de eleição e as propostas das aulas, buscando entidades que possam ajudar a desenvolver os temas abordados durante o curso. O objetivo é envolver todos que trabalhem políticas e ações, na garantia de direitos às crianças, adolescentes e jovens.


O projeto pretende ampliar sua atuação, atingindo também adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental. Com a participação de dois representantes de cada uma das 22 escolas de Ensino Médio Estadual, e um representante de cada uma das 17 escolas de Ensino Fundamental, o Tubo de Ensaio espera conseguir uma adesão de 61 jovens na Cidade.


Curso


Com quatro módulos diferentes, o curso abrange temas históricos e atuais sobre política, além de abordar a cidadania, misturando teoria e prática por meio de projetos e oficinas. No primeiro módulo, o tema principal é História, Povo e Poder; trabalhando assim, assuntos que vão das civilizações antigas, passando pelos tipos de poder, revoluções e Guerras Mundiais, chegando até a Ditadura Militar no Brasil. A Constituição e as Novas Formas de Participação marcam o segundo módulo do projeto, tratando da organização do Brasil como República, e da participação civil em movimentos estudantis, políticas públicas e conselhos.


A parte prática do Tubo de Ensaio começa a partir do terceiro módulo, com Cultura, Diálogo com o Poder Público e com a Comunidade. Nesta parte do projeto, os alunos aprendem a organizar eventos na comunidade, além de realizar trabalhos de Educomunicação e contribuir para o Festival da Cidadania. Já no quarto e último módulo, Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida, são os principais focos, abordando temas que vão da reeducação alimentar e oficinas de reciclagem, até DSTs, gravidez na adolescência, além dos efeitos do uso de drogas e álcool.


Parceiros


O Projeto Tubo de Ensaio é pioneiro na Cidade e é desenvolvido pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas). Ele conta com diversos parceiros ligados ao governo, entre eles as Secretarias de Educação (Seduc); Saúde (Sesau); Cultura (Secult); Esporte (Sespor); a Assessoria Especial de Assuntos da Mulher (AEAM); Codesavi; os Conselhos Municipais da Juventude (CMJ), dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e de Assistência Social (CMAS); a Câmara; a Diretoria de Ensino Regional; a Promotoria da Infância e Juventude; a Vara da Infância e Juventude; a Defensoria Pública; a Coordenadoria de Juventude do Governo do Estado de São Paulo; a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude.


A iniciativa recebe também o apoio da sociedade civil através da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (ADESAF); Instituto Amigos da Guarda Municipal (IAGM); Associação de Grupo de Apoio aos Deficientes do Estado de São Paulo (AGAD); Ong Camará; OAB; Cruz Vermelha; CAMP SV, sede Rio Branco e Humaitá, além da Faculdade de São Vicente (UNIBR); Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e Universidade Santa Cecília (UNISANTA).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.