Homenagem

Prometida, estátua de Iemanjá não é entregue em Santos

Monumento deveria ser entregue no dia 2 de fevereiro, data que celebra a Rainha do Mar. No local planejado, resta o pedestal

17 de fevereiro de 2020 - 18:22

João Pedro Bezerra

Da Redação

Compartilhe

O local destinado à estátua em homenagem a Iemanjá, a Rainha do Mar, está apenas com o pedestal e o caminho de acesso.

Isso porque ainda não há previsão para o monumento localizado na Praça Vereador Luiz La Scala, próximo ao Aquário, na Ponta da Praia, seja oficialmente inaugurado.

Avaliada em R$ 40 mil, a peça de arte de 2 metros de altura feita pelo artista plástico Luís Garcia Jorge seria entregue no dia 2 de fevereiro, durante a 20° Procissão de Iemanjá, que levou mais de 5 mil pessoas ao local.

Porém, o monumento não foi colocado na área destinada, sendo exposto apenas no dia em sua homenagem, durante solenidade realizada na praia.

 

Iemanja

Local foi preparado para receber o monumento de Iemanjá, peça com 2 metros de altura. Foto: Nando Santos

 

O Boqnews apurou que a obra teria sido embargada, pelo fato do Estado ser laico, impedindo este tipo de homenagem. No entanto, em nota, a Prefeitura de Santos nega que a obra foi embargada.

A Reportagem contatou religiosos para falar sobre o assunto, mas ninguém se pronunciou.

Segundo a prefeitura, o trabalho artístico da confecção da estátua já está finalizado. Assim, estão sendo definidos ajustes dos últimos detalhes técnicos para a sua instalação no local.

Iemanjá é a mãe dos orixás e ”Rainha do Mar”, sendo uma das entidades mais populares da Umbanda, religião criada no Brasil, e do Candomblé, de origem africana.

LEIA TAMBÉM: