Quadriciclos do Samu já atendem ocorrências nas praias de Santos | Boqnews
Foto: Isabela Carrari

Cidades

02 DE JANEIRO DE 2024

Quadriciclos do Samu já atendem ocorrências nas praias de Santos

Santos conta com quadriciclos equipados pela faixa de areia, das 7h às 19h.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santos já estão circulando com quadriciclos equipados pela faixa de areia, das 7h às 19h. Esta segunda-feira (1º) marcou o início do trabalho diferenciado realizado pelas equipes por conta da temporada de verão, que atrai maior volume de pessoas às praias santistas. O atendimento será disponibilizado aos banhistas aos sábados, domingos e feriados, até o final de fevereiro. O objetivo é realizar o atendimento de emergência de forma ainda mais rápida, aumentando as chances de salvar vidas em casos mais graves.

Foto: Isabela Carrari

Os veículos 

 

Os veículos são equipados com cilindro de oxigênio, kit de sinais vitais e desfibrilador externo automático (DEA), material para reanimação.  Desta forma, os profissionais estão preparados para diversas situações, desde uma queda de pressão até uma parada cardiorrespiratória.

“Estamos aptos a fazer qualquer tipo de atendimento na faixa de areia e nossa avaliação clínica é muito importante, porque o tempo-resposta em uma ocorrência pode ser um diferencial para manter a vida de uma pessoa”, informa a técnica de enfermagem do Samu Marcela Sabino.

Foto: Isabela Carrari

Atendimentos

Os profissionais usam aparelhos de rádio com rastreador para agilizar a chegada ao local da ocorrência.

“Estamos mais perto para prestar este atendimento do que uma viatura de grande porte, que demanda maior tempo para chegar. Muitas vezes, não tem nem espaço na areia para isso. Então, este apoio para os banhistas e até para o trabalho dos bombeiros é muito importante, porque conseguimos avaliar a condição clínica do paciente”, observa Marcela.

Os atendimentos mais comuns na praia referem-se à insolação, pequenos ferimentos e cortes, e ao consumo excessivo de bebida alcoólica. Marcela ressalta, no entanto, que casos de afogamento permanecem com atuação dos Corpo de Bombeiros, enquanto o Samu se concentra no atendimento na areia.

O casal de médicos Marcelo Costa e Keyla Costa estava na faixa de areia e parou para verificar o serviço que ainda não tinham visto em nenhuma outra praia. Eles são da Capital, mas compraram um imóvel também em Santos.

Foto: Isabela Carrari

“Como médicos, sabemos que segundos ou minutos podem fazer toda a diferença na hora de socorrer uma pessoa. Achei muito interessante este serviço oferecido aqui. Numa época de temporada é fundamental, sem dúvida”, analisa Marcelo.

Keyla disse que ficou surpresa com a proposta do Samu, pioneira na região, implementada no ano passado, e que retorna às praias santistas a partir de agora.

“Às vezes, você é médico, tenta ajudar alguém em situação de emergência mas não tem recurso disponível nem equipamento. Ficamos encantados. É tipo uma ambulância só que próximo ao mar”, diz a médica.

Em caso de emergência na faixa de areia, é possível pedir ajuda para o guarda-vidas mais próximo para que a equipe seja acionada ou ligando para 192 do Samu.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.