Cultura

Quarteto Hora do Choro se apresenta no Brisamar Shopping nesta sexta-feira (10)

O grupo, além de grandes sucessos, resgata e destaca composições pouco conhecidas de talentosos chorões

10 de janeiro de 2020 - 11:01

Da Redação

Compartilhe

As raízes da música popular brasileira estarão presentes no Brisamar Shopping. A apresentação do Quarteto Hora do Choro, promete tocar novas faces do estilo musical conhecido por representar grandes artistas, como; Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Altamiro Carrilho. O show acontecerá na praça de alimentação, às 18h30 nesta sexta-feira.

O quarteto nasceu do convívio dos amigos Aércio Medina (flauta e sax), Reinaldo Ruas (pandeiro), Marcos Tavares (cavaquinho) e Luiz Pires (violão de sete cordas) em rodas de choro na Baixada Santista. Os músicos se apresentam com frequência em diversos locais da região.

Dedicados em estudar o estilo musical. O grupo adota um repertório diferente dos chorinhos apresentados popularmente, buscando divulgar composições e compositores não muito conhecidos que possuem o mesmo talento dos famosos chorões.

O choro, mais conhecido como chorinho, é um ritmo instrumental considerado a primeira música urbana tipicamente brasileira. Os primeiros conjuntos de choro surgiram no Rio de Janeiro, por volta do século XIX, a partir da mistura das danças de salão europeias, dança popular portuguesa e com influência da música africana. Entre outros instrumentos, o violão, flauta e cavaquinho eram utilizados para dar aspecto sentimental à música, melancólico e “choroso”.

Endereço

O Brisamar Shopping fica na rua Frei Gaspar, 365, no bairro Centro, em São Vicente.

LEIA TAMBÉM: