Quase metade do material retirado de canais é lixo | Boqnews
Foto: Marcelo Martins / PMS / Secor

Santos

15 DE DEZEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Quase metade do material retirado de canais é lixo

Dado consta no balanço da Secretaria de Serviços Públicos entre fevereiro e novembro

Por: PMS
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

canaislimpezaCerca de 42% do volume retirado das galerias de águas pluviais, canais e caixas de sopé é resultado do descarte irregular de lixo. Divulgado pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), o dado consta no balanço dos trabalhos de limpeza do sistema de drenagem no Município entre fevereiro, quando os serviços passaram a integrar o programa Cidade Sem Lixo, a novembro.

Nesse período, 1.350,60 toneladas de lama e detritos foram retirados das galerias de águas pluviais e 1.721,42 toneladas na limpeza e desassoreamento dos canais. Isso significa 1.290,24 toneladas de garrafas pets, embalagens plásticas, pedaços de madeira e outros materiais foram encontrados no sistema, impactando diretamente o escoamento das águas das chuvas e provocando alagamentos em pontos isolados.
Prevenção

Os resultados, de acordo com o secretário de Serviços Públicos, Carlos Alberto Russo, mostram que o investimento sistemático em drenagem é essencial para evitar a ocorrência de enchentes constantes, minimizando o impacto das chuvas em pontos importantes da Cidade. “Os serviços foram priorizados como proposta para evitar alagamentos, principalmente no Verão, período de maior incidência de chuva ao longo do ano”, diz, alertando que a população deve fazer a sua parte, descartando corretamente o lixo e contribuindo para a limpeza das vias públicas.

Ele ressaltou, ainda, que o trabalho de prevenção consiste em desobstruir completamente os ramais, bocas de lobo e galerias por meio de hidrojateamento (jato de água com alta potência), que garante maior eficácia dos serviços, com a limpeza completa do sistema.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.