Rainha do Mar é homenageada com tradicional procissão | Boqnews
MARCELO MARTINS

Iemenjá

31 DE JANEIRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Rainha do Mar é homenageada com tradicional procissão

Procissões à Iemanjá acontecem neste domingo (1) e segunda-feira (2) na região. Confira a programação em Santos, São Vicente e Guarujá

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A tradicional Procissão de Iemanjá será realizada neste domingo, com concentração às 14 horas nas imediações do Aquário. O evento apresenta ao público diversas manifestações artísticas da cultura afro-brasileira.

A chegada da imagem está prevista para as 15 horas. A partir daí, os devotos poderão depositar suas oferendas nos balaios. Por volta das 16 horas começa a procissão terrestre, que segue pela Av. Bartolomeu de Gusmão com destino à Ponte Edgar Perdigão (Práticos), local onde os presentes serão encaminhados ao mar. A festa conta com organização do babalorixá Marcelo Fomo de Logunede, da casa de candomblé Ilê Asé Sobo Oba Àryrá. O apoio é das secretarias de Cultura e Defesa da Cidadania.

 

Originária da Bahia, a festa de Iemanjá é uma das maiores tradições da cultura afro-brasileira. O culto à Rainha do Mar veio para o Brasil no século 16, trazido pelos escravos africanos.

São Vicente
A 10ª Festa de Yemanjá – União para Prosperidade de São Vicente conta com uma nova programação. O evento realizado também neste domingo (1º) com início às 9 horas com a tradicional lavagem das escadas da Paróquia São Vicente Mártir (Praça João Pessoa, s/nº, Centro), em louvor à prosperidade e bem querer dos religiosos de matrizes africanas a todas as pessoas do Município.

O ritual continuará na Praça João Pessoa, com os adeptos lavando os espaços do Parque Cultural Vila de São Vicente, representando a benção do Orixá para toda a Cidade. As cantigas do xirê serão entoadas às 10h, em concentração dos fiéis na Praça Tom Jobim. E, às 11h, ocorrerá a procissão até o mar da praia do Gonzaguinha, e a entrega de oferendas e presentes a Iemanjá.

A cerimônia será presidida por líderes religiosos de Angola, Candomblé e Keto. O evento realizado pela Secretaria da Cultura foi idealizado pela Associação Religiosa do Candomblé do Estado de São Paulo (Arcesp) há uma década.
Guarujá

Celebração da 10ª Festa de Iemanjá acontece nesta segunda-feira (2). A festa acontece em frente à Praça Horácio Lafer a partir das 17h30. A iniciativa é realizada pelos terreiros de candomblé e umbanda, com apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A abertura com ato solene será no sábado (31), às 19h30, na Praça Horácio Lafer, na Enseada, com grande roda e apresentações culturais. Já no domingo (1º), às 18 horas, haverá apresentações de capoeira, Afoxé Motumbaxé, Afro Ketu e palestras.

No dia 2, segunda-feira, quando é celebrado o Dia de Iemanjá, às 17h30, em frente ao Teatro Procópio Ferreira, haverá apresentação de capoeira e, a partir das 19 horas, a concentração de fé com a chegada dos terreiros com cânticos e louvores para iniciar a procissão de Iemanjá.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.