Começou na última terça-feira (25) a construção de rampas de madeira que, posicionadas paralelamente à mureta, permitirão o acesso de banhistas e esportistas à passarela sobre o canal 6, na faixa de areia, durante as obras de prolongamento dessa passagem. A construção dos prolongamentos é mais uma etapa do projeto da Prefeitura que atende os canais 3 ao 6.
Atualmente, por força da ação das marés e das ressacas, que carreiam a areia para outros pontos da orla, a passarela sobre o canal 6 apresenta, nas extremidades, grande desnível em relação à praia. Essa situação ocorre ainda na passagem sobre o canal 5, onde também haverá construção dos prolongamentos do acesso.
“A instalação das rampas provisórias foi a alternativa encontrada para garantir a continuidade da circulação de banhistas na passarela, sem comprometer as obras de prolongamento nas duas extremidades”, comentou o titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Fabrício Cardoso. As pontas da passarela serão isoladas para permitir a realização do prolongamento, sem riscos para os banhistas.
De acordo com a arquiteta Marta Moura Ribeiro Leite Flores, da Seinfra, responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras, os prolongamentos, a serem concluídos em cerca de dois meses, dependendo das condições do tempo, serão mais extensos. “Eles ficarão abaixo do nível da faixa de areia, a fim de minimizar a ação das marés”, explicou.
Ela lembra que já houve conclusão das intervenções no corpo central das passarelas sobre os canais 3 ao 6. Portanto, o que facilitou a opção pela construção das rampas de madeira. Esses acessos provisórios dispõem de fundação com pontaletes, que travam a estrutura e evitam seu deslocamento com as marés,
Projeto
O projeto da Administração já garantiu melhorias no acesso à faixa de areia, com a construção de quatro rampas e degraus junto ao calçadão. Desse modo, sendo duas na Praia da Aparecida e outras duas na Praia do Embaré. Também já houve conclusão da recuperação estrutural das passarelas sobre os canais 3 a 6, na faixa de areia, serviço realizado na parte curva inferior.
Além disso, o pacote de obras na faixa de areia está a cargo da empreiteira Focus Consulting Engenharia, vencedora da concorrência pública, que tem prazo contratual até julho. O investimento é de R$ 3.503.026,49, financiados pelo Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos).
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.