Do mês de julho até o último domingo (27), Santos apareceu com destaque no cenário nacional com prêmio e sendo classificada no topo de rankings dos mais diversos setores, confirmando ser uma das melhores cidades para se viver no Brasil.
Obra premiada
A Estação Elevatória com Comportas (EEC) Marcos Diniz, localizada na Zona Noroeste, recebeu o Prêmio Melhores e Maiores Obras 2024, na categoria combate às enchentes, no final de agosto, em cerimônia realizada pelo Instituto de Engenharia e ConVisão CN – Central de Notícias da Construção, em São Paulo. A estrutura, que integra o programa de macrodrenagem da Prefeitura de Santos, começou a funcionar em 19 de maio de 2023.
Qualidade de vida
No mês de julho, Santos foi mais uma vez reconhecida pela performance de programas socioambientais. No top 50, a Cidade ficou com a 39ª posição no relatório do Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil), um índice multidimensional, realizado pela primeira vez. Desse modo, que permite avaliar a qualidade de vida de todos os municípios do País a partir de uma cesta de indicadores, medindo diretamente os resultados finais. Trata-se de uma ferramenta para o planejamento, avaliação de programas e aperfeiçoamento de políticas públicas.
Competitiva
Uma avaliação de 404 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes mostrou que Santos é a 11ª cidade mais competitiva do País, à frente de capitais. E segue como líder nacional na camada ESG (Ambiental, Social e Governança, sigla do termo em inglês). É o que revelou o Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado em agosto pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove e a Seall.
O instrumento avalia os municípios que se destacam na entrega de serviços públicos. Desse modo, atraindo empresas, trabalhadores e estudantes para viverem e se desenvolverem nos locais classificados.
Sustentabilidade
No ano de 2024, o Ranking de Sustentabilidade apresentou Santos como líder em práticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG) e terceiro colocado no que diz respeito ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Município.
As posições revelam boa performance nos indicadores ODS 6 – Água Potável e Saneamento (1º), ODS 14 – Vida na Água (2º) e ODS 10 – Redução das Desigualdades (3º). Já em cada uma das dimensões ESG, Santos lidera em mais um ano consecutivo na posição ambiental, e ocupa o 5º lugar na categoria social, avançando duas posições em relação ao ano anterior.
Cidade inteligente
Num universo de 656 cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes, Santos ficou em primeiro lugar no eixo de Urbanismo do Ranking Connected Smart Cities 2024. Esta foi a terceira vez consecutiva que o Município obtém a classificação máxima do estudo desenvolvido pela Urban Systems em parceria com a Necta. Dessa forma, resultado dos diversos investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana e tecnologia.
Santos também obteve, pela terceira vez seguida, o Selo Connected Smart Cities na categoria Ouro – nesta edição, ao lado de outras 16 cidades. A ferramenta é uma iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities e a Spin – Soluções Públicas Inteligentes para incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes.
Segurança
Entre as 10 cidades litorâneas com mais de 100 mil habitantes, Santos é a mais segura da Baixada Santista nesse segmento populacional.
Além disso, ocupa o 4º lugar no ranking geral de segurança no País. É o que revelou o Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil, desenvolvido pela empresa MySide e que compila os dados de mortes registradas pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e IBGE.
Para calcular o índice, a empresa especializada em tecnologia e serviços no setor imobiliário analisou os dados do 1,5 milhão de óbitos ocorridos em 2023 no Brasil, conforme o Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA.
Limpeza
Santos está na 9ª posição no ranking entre os municípios com maior adesão à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), entre as cidades com mais de 250 mil habitantes. É o que apontou a última edição do Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (ISLU). A pontuação de Santos foi de 0,728. O levantamento, de 2022, coloca Niterói (RJ) como a primeira colocada, com 0,748 pontos.
O ISLU 2022 avaliou os seguintes fatores: Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), porcentagem da população atendida com o serviço de coleta regular de resíduos sólidos, sustentabilidade financeira (capacidade do município em sustentar financeiramente os serviços de manejo de resíduos sólidos), reciclagem dos resíduos sólidos urbanos e o impacto ambiental (geração do passivo ambiental de um município por meio do cálculo da quantidade de resíduos dispostos inadequadamente em lixões e aterros controlados).
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.