Recém-inaugurado, Poupatempo já atende mais de 5 mil | Boqnews

Cidades

13 DE OUTUBRO DE 2008

Recém-inaugurado, Poupatempo já atende mais de 5 mil

             A meta de prestar serviços públicos com qualidade e rapidez, proposta pelo Poupatempo, está sendo alcançada pela unidade inaugurada em Santos, na última quinta-feira. Isso é o que confirmam os munícipes que já usaram os serviços e ficaram satisfeitos com o atendimento. O programa do Governo do Estado, implementado na cidade com a […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 


           A meta de prestar serviços públicos com qualidade e rapidez, proposta pelo Poupatempo, está sendo alcançada pela unidade inaugurada em Santos, na última quinta-feira. Isso é o que confirmam os munícipes que já usaram os serviços e ficaram satisfeitos com o atendimento. O programa do Governo do Estado, implementado na cidade com a parceria da prefeitura, reúne mais de 250 serviços em um único espaço, para facilitar o acesso do cidadão. Em apenas três dias (até sábado) foram realizados 5.635 atendimentos.


        O novo Poupatempo é destinado aos cerca de 1,7 milhão de habitantes dos nove municípios da Baixada Santista. A capacidade  mensal é de 121 mil atendimentos.


         Helaine Cristina dos Santos, de Praia Grande, perdeu a carteira de motorista e procurou a unidade para emitir a segunda via. “Foi muito rápido. Fica pronta hoje mesmo. Vou aproveitar e tirar a segunda via do RG. Não precisamos mais ir para São Paulo para ter agilidade”, completou. Assim como ela, Irene Augusta Mendes Pilo, moradora do Marapé, colocou em dia sua documentação. “Fui no cartório reconhecer firma e eles pediram para atualizar o RG. Foi ótimo”. Em cinco dias, Irene receberá o novo documento, num prazo bem menor do que os habituais 15, fora do Poupatempo.


        No local, também se oferece acesso gratuito à internet, com programa de inclusão digital. A maior sala do ‘Acessa São Paulo’ está em Santos, com 15 pontos. “É muito útil para verificar o email, procurar emprego e imprimir currículo”, garante o morador do Saboó, Fábio Barreto de Gois. Ali é possível imprimir até três cópias diariamente. Geni Ferreira e Silva Barrada, do Bom Retiro, procurou o novo posto para obter um parcelamento de imposto. “Consegui resolver o que precisava”.


       O que é?


        O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, instituído em 1997 e que já realizou cerca de 203,4 milhões de atendimentos. A nova unidade, inaugurada com a presença do governador José Serra, é uma conquista em conjunto com a prefeitura e consolida a 13ª unidade fixa da central de serviços no Estado. O programa está vinculado à Secretaria de Estado de Gestão Pública e é administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação.


        O imóvel de 5.800 metros quadrados foi comprado pela prefeitura por R$ 2,035 milhões e, em seguida, cedido ao Governo do Estado, que investiu aproximadamente mais R$ 56 milhões para a instalação do Poupatempo. No ano passado o Governo lançou edital para a restauração e o Consórcio Santos-Poupatempo foi contratado em fevereiro deste ano, para em seguida transformar os antigos armazéns em modernas instalações.


         Reforma
        Todo o telhado foi substituído pelo padrão original, agora com manta que isola frio e calor e sistema de ar condicionado central. O piso em granilite branco amplia a sensação de limpeza. Os móveis, como bancadas, cadeiras e bancos de espera seguem o mesmo padrão. Um sistema eletrônico indica ao munícipe qual o setor a ser procurado. Cada um recebe uma senha e é encaminhado aos guichês conforme orientação em painel luminoso. O sistema informatizado permite monitorar o tempo de espera e aprimorar a qualidade do serviço. Cerca de 310 funcionários treinados prestam os atendimentos.


         Funcionamento
        O Poupatempo em Santos atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h, na Rua João Pessoa, 246. Mais informações no Disque Poupatempo: 0800-7723633 ou na Internet: www.poupatempo.sp.gov.br


 


Confira os atendimentos do Governo do Estado:


 


·                    Programa Acessa São Paulo (acesso gratuito à Internet)


·                    Projeto e-poupatempo (serviços públicos disponíveis na Internet)


·                    CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo


·                    Detran – Departamento Estadual de Trânsito


·                    Deic – Departamento de Investigações sobre Crime Organizado


·                    Divecar – Divisão de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos e Cargas


·                    Secretaria da Fazenda


·                    Polícia Civil / Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt”


·                    Banco Nossa Caixa S/A


·                    Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo


·                    Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho


 


 


Confira os atendimentos da Prefeitura:
 
–                     Cidoc – Centro de Informação, Defesa e Orientação ao Consumidor


–                     CET Santos – Companhia de Engenharia de Tráfego


–                     Protocolo Geral da Prefeitura


–                     Procuradoria Fiscal – Seção de Cobrança da Dívida Ativa


–                     Secretaria de Finanças


–                     Departamento de Obras Particulares/Secretaria de Obras e Serviços Públicos


–                     Posto de Informações da Secretaria de Turismo


 


Totens – Serviço de Auto-Atendimento com Orientação


·                    Emissão de 2ª via de IPTU, Taxa de Licença, Taxa de Lixo Séptico, Feimer, Contribuição Fundo Social, ISS fixo, dívida ativa


·                    Emissão de boleto bancário atualizado para pagamento de tributos atrasados


·                    Consulta e pagamento integral de tributos lançados na dívida ativa


·                    Simulação de parcelamentos de tributos lançados na dívida ativa


·                    Consulta ao ‘Diário Oficial’


·                    Consulta à Legislação Municipal


·                    Acesso ao Santos Digital: busca de endereços, ortofoto (visão cartográfica), localização das unidades de Saúde e Educação


 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.