Restaurante Porta do Sol inicia projeto de gás natural no centro de Santos | Boqnews
Divulgação

Comgás

21 DE OUTUBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Restaurante Porta do Sol inicia projeto de gás natural no centro de Santos

Estabelecimento, um dos mais tradicionais da cidade, dá início ao projeto de revitalização do Centro Velho que a Comgás formalizou com a Prefeitura Municipal de Santos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O projeto de revitalização do centro velho de Santos que a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) abraçou em parceria com a Prefeitura Municipal já é uma realidade. O lance inicial foi dado numa dos mais tradicionais restaurantes da região, o Porta do Sol, especializado em peixes e frutos do mar. A revitalização do centro velho, o Alegra Centro, visa a retomada do desenvolvimento socioeconômico da parte histórica da cidade.

O projeto de desenvolvimento busca a implantação de edificações dotadas de infraestrutura de alta tecnologia. “A ligação de gás natural no Porta do Sol terá um consumo estimado em 700 m³/mês, levando a praticidade, conforto e segurança do gás natural para as instalações”, afirma o gerente regional da Comgás para a Baixada Santista/ABC, Silvio Del Boni.

O dono do estabelecimento, Francisco Carrera Rodriguez, mais conhecido como Paquito, disse que optou pela instalação de gás natural por causa da segurança que o sistema oferece. “Na reforma, tivemos que construir local lá fora para colocar os cilindros de GLP. Trocávamos de dois a três cilindros por semana, mas durante a noite a nossa preocupação era com a segurança. Era muito perigoso”.

Hoje, com um mercado mais maduro, a Comgás ingressa em novos desafios. Além de promover o gás natural nos segmento Residencial, Comercial e Automotivo, a Companhia está dando enfoque nas “Novas Aplicações”, que abrangem cogeração, climatização e geração de energia a partir do gás natural. Por isso, no final de 2013, a Comgás instituiu, no Departamento de Marketing, uma área designada para desenvolver os novos segmentos, entre eles o de Refrigeração, tendo como fonte primária o gás natural. Estudos internos da Companhia revelaram que o horário de pico (elevação do consumo de energia) mudou.

O aumento do uso de equipamentos de refrigeração – devido a elevação da renda e das temperaturas – levou o Brasil a registrar um novo horário de pico de consumo de energia elétrica. Além do tradicional aumento da demanda entre 18 e 21 horas, uma tendência registrada nos últimos anos, e que se confirmou nos verões 2013/2014, mostra a elevação na carga de energia entre 14 e 15 horas, revelando um novo vilão: o ar-condicionado, que desbanca o chuveiro elétrico.

Entre os segmentos da área comercial que já adotaram o gás natural na Baixada Santista estão o Hospital Ana Costa, Câmara Municipal de Santos, Grupo Mendes, Shopping Miramar, Churrascaria Tertúlia, Universidade Santa Cecília (duas unidades) e o prédio da Petrobras, no Valongo. Em processo de finalização de obras, o futuro Hospital Municipal de Santos (antigo Hospital dos Estivadores) já assinou convênio com a Comgás para implantar a cogeração.

Sobre a Comgás A Companhia de Gás de São Paulo é a maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil. A Comgás responde por 22% do total das vendas do energético no País e atende aos segmentos residencial, comercial e industrial, além de usinas termoelétricas, plantas de co-geração e postos de gás natural veicular (GNV).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.