Roubo de cargas cresce 47% na Baixada Santista | Boqnews
Nara Assunção/Arquivo

Insegurança

08 DE DEZEMBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Roubo de cargas cresce 47% na Baixada Santista

Levantamento realizado entre janeiro e setembro mostra a elevação no volume de casos de roubos de cargas, que ocorrem em áreas urbanas.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Roubo de cargasO índice de roubo e furto de cargas no Estado de São Paulo no mês de setembro manteve a curva de crescimento e registrou alta de 39% em relação ao mês de setembro de 2015, segundo dados do Boletim Econômico Tracker-Fecap, elaborado pelo Grupo Tracker  e a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

O crescimento do número de ocorrências concentrou-se em quatro regiões: São José dos Campos, com a maior alta (70%), seguida por Santos (47%) e Ribeirão Preto (15%).

“O que mais nos chamou a atenção foi o crescimento na Capital (59%) e Grande São Paulo (22%) que, juntas, correspondeu a 81% das ocorrências em todo o Estado.

O aumento foi seguido por Campinas com 6% das ocorrências, Santos 4%, Piracicaba 3%, Ribeirão Preto e São José dos Campos com 2% e Sorocaba com 1%”, afirma Frederico Lanzoni, do setor de Inteligência Competitiva do Grupo Tracker.

As regiões de Araçatuba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Bauru não foram incluídas no gráfico por apresentarem participação no registro de ocorrências inferiores a 1%.

Para Erivaldo Costa Vieira, coordenador do NECON – Núcleo de Estudos da Conjuntura Econômica, o aumento do desemprego pode ajudar a explicar o avanço nessa modalidade de crime reflete sobre a natureza dos crimes.  Ele ainda reflete sobre a natureza dessas ocorrências.

“Diferente do que alguns pensam, o roubo de carga se concentra nas áreas urbanas, são roubos de oportunidade, mercadorias de baixo valor agregado, alimentos, cigarros e bebidas. Itens de fácil permuta no mercado ilegal e de ampla aceitação pela sociedade informal”.

A capital paulista e grande São Paulo, que respondem por 81% dos crimes de roubo de carga, registraram crescimento de 12%. Já as regiões de Campinas, Piracicaba e Sorocaba, com base nesse comparativo, registraram queda no número de ocorrências, com destaque para Sorocaba com a maior queda (13%).

 

Roubo de cargas

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.