Rua Gastronômica de Santos será entregue nesta quinta-feira | Boqnews
Foto: Divulgação

Santos

27 DE JULHO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Rua Gastronômica de Santos será entregue nesta quinta-feira

Local ganhou novos bancos, calçadas e paisagismo.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A reurbanização da R. Tolentino Filgueiras, no Gonzaga, será entregue na próxima quinta-feira (30), potencializando sua marca de corredor gastronômico, formado por trecho de três quadras, com cerca de 400 metros de extensão, entre as avenidas Washington Luiz e Ana Costa.

De acordo com o arquiteto Glaucus Farinello, da Prefeitura de Santos, o local conta com bancos, lixeiras e floreiras personalizados para compor espaços de convivência. Ainda foi feita toda a pavimentação e nova calçada. Parte do passeio é feita de mosaico e parte em concreto para garantir acessibilidade. A iluminação ganhou um reforço com 34 novas luminárias voltadas para a calçada e novos postes metálicos.

De um lado, elas foram instaladas junto aos postes de concreto já existentes e, no outro lado, nos novos postes metálicos de 4 metros de altura. Os postes de concreto foram decorados com alguns dos pratos servidos pelos 14 estabelecimentos locais, de diferentes tipos de culinária nacional e internacional. As pinturas são de autoria do publicitário santista Erico Bomfim, que já havia ilustrado bocas de lobo da Cidade na campanha de conscientização chamada ‘Essa boca não é lixo’.

Conforme o artista, haverá leituras diferentes por quem passa pela calçada e pelo meio da rua. De carro, a visão será ondas com variações de cor. Já passando pela calçada, os elementos remeterão a ingredientes, como pão e alface, e pratos, como sushi e macarrão, sendo que alguns lugares serão propícios para selfies.

“A Prefeitura de Santos trabalhou muito para termos essa nova Tolentino, e os comerciantes locais, que também lutaram bastante por isso, vão fazer uma ação interessante lá no dia da entrega”, destacou o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais neste domingo (26).

Sinalização

A sinalização de trânsito da via incluiu a instalação de uma ‘esquina elevada’ para trazer maior segurança aos pedestres, na altura da R. José Caballero. Para isso, foi providenciado o nivelamento na altura da esquina com a R. Tolentino Filgueiras. O toque especial está nas artes feitas na sinalização e no piso; incluindo faixa de pedestre temática, com garfo e faca, assim como palavras típicas da cidade foram colocadas no solo, como Tolentino, 013 e Santos.

Com pizzaria, hamburgueria, choperia, empório e estabelecimentos de comidas variadas como mexicana, chinesa e japonesa, o trecho da R. Tolentino Filgueiras passou a ser chamado de Rua Gastronômica. A obra, que recebeu sugestões de comerciantes locais, foi viabilizada por meio de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias (Trimmc), firmado com a Ageo Terminais para a instalação de um terminal portuário na Ilha Barnabé, na Área Continental. O investimento é de cerca de R$ 2 milhões.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.