Ruas de Santos lidam com problemas de iluminação | Boqnews
Escuridão na Ponta da Praia/Foto: João Pedro Bezerra

Manutenção

30 DE AGOSTO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Ruas de Santos lidam com problemas de iluminação

Boqueirão, Embaré e Ponta da Praia são um dos bairros mais atingidos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A falta de iluminação em algumas vias de Santos está preocupando os munícipes.

Um dos bairros mais atingidos pela escuridão é a Ponta da Praia. Na Praça Almirante Gago Coutinho, por exemplo, diversos refletores estão apagados trazendo uma sensação de insegurança para as pessoas que passam pelo bairro.

“Só me sinto segura, pois tem um posto da PM, próximo ao Centro de Convenções, mas tá tudo muito escuro, naturalmente isso causa um medo”, comentou uma jovem que não quis se identificar.

A situação não é diferente em outros bairros de Santos. Em uma mesma quadra da Avenida Pedro Lessa, junto ao Canal 4, dos cinco postes, dois estão com lâmpadas queimadas.

Outro ponto escuro é na Rua Oswaldo Cruz no bairro do Boqueirão, próximo à Rua Bento de Abreu. Há quase duas semanas, o trecho está às escuras. O local tem grande circulação de universitários no período noturno.

Refletores apagados na Rua Oswaldo Cruz/Foto: Nando Santos

Prefeitura

A Prefeitura ressalta que investe na melhorias da iluminação de toda a Cidade. Desde abril, na região central está sendo feita a instalação de lâmpadas de led.

O Município destaca, ainda, que as manutenções nos pontos de iluminação (luminárias) são programadas conforme demandas recebidas por meio da Ouvidoria e identificadas pelas rondas realizadas pelas equipes da Prefeitura e da empresa contratada para os serviços de manutenção.
Quando há solicitação para a expansão de iluminação pública, é realizada uma vistoria pela equipe técnica da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos) para verificar a real necessidade. Caso se confirme a necessidade, é realizado estudo para a melhoria da iluminação no local. A avaliação é sempre feita respeitando-se a norma de iluminação pública NBR 5101.
Alguns fatores podem ocasionar a prorrogação do prazo como tempo chuvoso, quando as manutenções não podem ser realizadas por questão de segurança; necessidade da programação conjunta com a CET para evitar acidentes ou maiores transtornos ao tráfego, e por motivo de vandalismos ou furtos de grande quantidade de cabos elétricos, pois é necessário aguardar a chegada dos materiais.

Concessão

Até o dia 2 de setembro, qualquer pessoa pode participar da consulta pública sobre a concessão da iluminação pública, realizada pela Prefeitura de Santos.

A proposta do Poder Municipal visa modernizar e ampliar os serviços e prevê investimentos como tornar 100% das luminárias do tipo LED, controle dos pontos de luz a distância, redução do consumo de energia em mais de 50% e a instalação de usina fotovoltaica (energia solar), promovendo mais eficiência, segurança e qualidade de vida.

A participação pode ser feita de forma online pelo site santos.sp.gov.br/consultapublicamodernizacao-da-iluminicaopublica ou de forma presencial de segunda a sexta, das 10h às 17h, na Secretaria de Planejamento e Inovação (Rua Dom Pedro II, nº 25 – 5º andar, Centro).

Proposta

A proposta de concessão foi elaborada pela Prefeitura de Santos em conjunto com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), órgão ligado à USP.

Ela prevê a formalização de parceria público-privada (PPP) após concorrência internacional, com prazo de vigência de 30 anos e valor máximo do contrato de R$ 194,4 milhões. Além dos investimentos já citados, contempla a padronização e melhoria de iluminação dos bairros, iluminação especial de monumentos públicos, restauração e modernização da iluminação de praças e parques, criação de uma Base de Operações e um Centro de Controle Operacional (CCO), operações de manutenção em quatro categorias (preventiva, preditiva, emergencial e corretiva) e serviço de atendimento ao munícipe (telefone, celular e website) disponível todos os dias (24 horas).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.