Sabesp garante abastecimento na Baixada Santista no Verão | Boqnews

Cidades

16 DE MARÇO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Sabesp garante abastecimento na Baixada Santista no Verão

A Baixada Santista teve mais uma temporada de Verão – período no qual a população chega a quintuplicar em algumas cidades da região – sem problemas com o abastecimento de água. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o fato foi  fruto, de melhorias operacionais e combate às perdas, que […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Baixada Santista teve mais uma temporada de Verão – período no qual a população chega a quintuplicar em algumas cidades da região – sem problemas com o abastecimento de água. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o fato foi  fruto, de melhorias operacionais e combate às perdas, que permitiram melhor desempenho do sistema da região.


Durante esta época do ano, o acréscimo na produção diária de água chegou a 46% em relação a um dia normal. O acréscimo diário foi de cerca de 229 milhões de litros, quantidade suficiente para abastecer uma cidade do porte de Santos por dois dias. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento de produção foi de cerca de 3%.


As perdas na Baixada Santista hoje estão na casa dos 17%, enquanto que em 2008 este mesmo indicador era de 27%, ou seja, uma redução de 10%, o que permitiu uma eficiência maior do sistema. As perdas da região estão abaixo da média nacional (42%) e inferior também ao obtido em países como Inglaterra (19%), França (26%) e Itália (29%).


Entre as ações responsáveis por esta melhoria estão: troca de 100 quilômetros de redes de água; troca de 72 mil hidrômetros; 1600 quilômetros de pesquisa de vazamento; e redução no tempo de execução dos serviços de conserto de vazamento, que foi de dois dias para apenas um.


Ainda neste sentido, a equipe de caça-fraude identificou no ano de 2010, 1.676 fraudes relacionadas ao consumo de água. A estimativa da empresa é que somente na região foram desviados 826 milhões de litros de água, volume suficiente para abastecer, por um mês, uma cidade de 191 mil habitantes, ou Cubatão e Itanhaém juntas. Estão em recuperação cerca de R$ 2,5 milhões.


Investimentos


Diante do crescimento da região vislumbrado para os próximos anos, a Sabesp está realizando ainda obras estruturantes, que vão permitir garantir a tranquilidade no abastecimento nos próximos 20 anos. Fazem parte destas ações a construção da ETA Mambu (Itanhaém), ETA Jurubatuba (Guarujá), ETA Itu (São Vicente) e ETA Melvi (Praia Grande), este último em fase de licitação.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.