Saiba como ajudar as vítimas do incêndio em Santos | Boqnews
Foto: Diego Matos/PMS

solidariedade

28 DE JANEIRO DE 2026

Siga-nos no Google Notícias!

Saiba como ajudar as vítimas do incêndio em Santos

A população pode colaborar com itens de extrema necessidade como alimentos não perecíveis, leite em pó, água mineral, roupas de cama e cobertores

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) funcionará em esquema de plantão nesta quarta e quinta-feira, das 9h às 19h, para receber doações da população para as famílias atingidas pelo incêndio da noite de terça-feira (27) no Caminho São José, Zona Noroeste.

A sede do órgão fica na Avenida Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada. Mais informações pelo telefone (13) 3208-8100.

A população pode colaborar com itens de extrema necessidade como alimentos não perecíveis, leite em pó, água mineral, roupas de cama e cobertores, colchões, itens de higiene pessoal, fraldas infantis e geriátricas, lenços umedecidos, absorventes e ração para pets. Para facilitar a entrega, a instituição terá um sistema de drive-thru, permitindo que os itens sejam entregues sem a necessidade de sair do veículo.

Após esse período, o Fundo Social continuará recebendo doações de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Atendimento social

As famílias atingidas pelo incêndio contam com o atendimento social no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rádio Clube (Rua Tenente Durval de Amaral, 366).

Com isso, até a manhã de quarta (28), 50 foram cadastradas, totalizando 115 pessoas.

Dessa maneira, um abrigo também foi montado no Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste – Dale Coutinho (R. Fausto Felício Bruzarosco s/nº). A ocorrência não deixou vítimas fatais.

Portanto, o Samu atendeu duas pessoas com casos de ferimento e de crise de ansiedade. Ambas recusaram o encaminhamento para o hospital. A UPA Zona Noroeste não registrou atendimentos em decorrência do incêndio. No momento, três pessoas estão abrigadas no Dale Coutinho, sendo que a maioria dos atingidos optou por ficar na casa de parentes.

“Sabemos que temos pessoas idosas, que têm famílias com crianças pequenas, então agora o movimento do Cras é acompanhar, identificar as pessoas para entender o que cada um está precisando e fazer o encaminhamento”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social (Seds), Renata Bravo.

Além do acompanhamento de cada caso pelas equipes da Seds e da criação de um abrigo, as pessoas atingidas terão disponibilizadas refeições por período (café da manhã, almoço e jantar) no Bom Prato da Vila Gilda (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1349), mediante a apresentação de tíquete que pode ser retirado no Cras.

A oferta de alimentação ocorrerá nesta quarta (28), quinta (29), sexta (30) de janeiro, segunda (2) e terça (3). A comunidade também está se organizando para a montagem de uma cozinha solidária.

Além disso, a Defesa Civil do Estado fornecerá colchões, cestas básicas e kits de higiene pessoal, que devem ser entregues ainda na quarta-feira.

Portanto, o Cras estará aberto de segunda a sexta-feira, das 8h até as 17h, e, excepcionalmente, no sábado, das 9h até as 15h.

No momento, a Defesa Civil de Santos, em conjunto com a Companhia de Habitação da Baixada Santista (Cohab) e demais serviços públicos, trabalham na identificação do número de moradias afetadas pelo fogo.

Desse modo, o levantamento está sendo feito através do cruzamento de informações e da análise de imagens da área atingida antes e depois da ocorrência.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.