Sal está proíbido nas mesas de bares e restaurantes do Guarujá | Boqnews
Foto: Divulgação

Guarujá

01 DE JUNHO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Sal está proíbido nas mesas de bares e restaurantes do Guarujá

Inspirada em leis já presentes em Buenos Aires e Porto Alegre, objetivo é ajudar a diminuir o consumo de sal entre a população

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os restaurantes e bares do Guarujá estão proibidos de deixar saleiros em mesas e balcões. A mudança está prevista na Lei Municipal 4.299, sancionada na última terça-feira (31). Inspirada em leis já presentes em Buenos Aires, Porto Alegre, assim como no Estado do Espírito Santo, o objetivo é evitar o consumo de sal entre a população, como forma de prevenção a doenças.

A lei prevê que sachês e saleiros sejam fornecidos apenas quando solicitado pelo cliente. “Se o sal não está exposto, muitas vezes a pessoa esquece. Mas quando o sal está na mesa, muitas vezes é automático você colocá-lo na comida”, destaca o vereador Givaldo Santos Feitoza (PSD), autor da lei.

Para ele, mais do que prevenção, é preciso haver um trabalho de reedução alimentar entre os brasileiros. “Temos números elevadíssimos de casos de doenças cardíacas, hipertensão e problemas renais. É preciso atuar diante dos diagnósticos das doenças e dos problemas decorrentes do excesso desse produto. Ou seja, induzirmos a mudança de comportamento com o olhar para a promoção da saúde e prevenção do adoecimento das pessoas”, enfatiza o vereador.

Multa
A lei também prevê multa de 500 (UFMs) aos estabelecimentos que desobedecer à regra, que será regulamentada pelo Executivo até o próximo mês de agosto. Na Assembleia Legislativa de São Paulo também já tramita projeto semelhante desde o ano passado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.