Santistas com sintomas da Covid-19 podem procurar as policlínicas para testes | Boqnews
Foto: Divulgação

Santos

27 DE MAIO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Santistas com sintomas da Covid-19 podem procurar as policlínicas para testes

As policlínicas funcionam a partir das 7h

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Além dos centros de triagem para pacientes da Covid-19, montados pela Prefeitura de Santos nas áreas externas das unidades de urgência e emergência (UPAs e PS), os moradores de Santos com casos suspeitos também podem procurar uma das 31 policlínicas. O atendimento é voltado para as pessoas com sintomas da doença como febre e alterações respiratórias.

Os munícipes devem ir às unidades de referência dos seus endereços, onde passarão por triagem da equipe de enfermagem e/ou médica para avaliar a necessidade do exame diagnóstico. “Se o paciente estiver a partir do terceiro dia do início dos sintomas, serão colhidas as secreções das mucosas nasal e oral, para o exame RT-PCR em laboratório particular contratado pela Prefeitura”, explica o chefe do Departamento de Atenção Básica (Deab), Cristian Mark Weiser.

O teste molecular é o indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o diagnóstico. Além dos pacientes sintomáticos, também é realizado na rede municipal em pacientes internados e profissionais de saúde com casos suspeitos. Desde o início do contrato,no mêsde abril, já foram realizados mais de cinco mil exames RT-PCR.           

Horários

Todas as policlínicas funcionam de segunda a sexta-feira a partir das 7h. A maioria das unidades fecha às 17h, com exceção das que têm horário estendido: Marapé (até 18h); Rádio Clube (até 19h); José Menino/Pompeia (até 20h) e Ponta da Praia (até 21h). Quem não tem cadastro na policlínica, deve levar documento de identidade com foto e comprovante de residência.

Casos Graves

Nos casos de sintomas graves, o paciente deve procurar o serviço médico de urgência nas unidades de pronto atendimento (UPA Central, UPA ZNO e PS Zona Leste), onde o exame RT-PCR também é realizado. Estas unidades funcionam todos os dias (24 horas).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.