Santos já conta com 420 câmeras que podem ser acompanhadas em tempo real pelos munícipes. A iniciativa ‘Santos Ao Vivo’ permite acesso a imagens captadas por equipamentos ligados ao Centro de Controle Operacional (CCO), da Prefeitura.
Sendo assim, a ampliação do programa, que foi entregue à população há cerca de quatro anos e já atende pontos de todas as regiões da Cidade, é significativa. Desde setembro de 2023, já são 356 câmeras a mais com a funcionalidade.
Dessa forma, o acesso é feito através do link www.santos.sp.gov.br/santosaovivo , que funciona tanto em computadores quanto em notebooks, celulares e tablets com conexão com a internet. Ao clicar no ícone do ponto desejado, é carregada uma imagem atualizada a cada cinco segundos captada pela câmera presente na via. Com isso, o munícipe pode se planejar antes de sair de casa, ao ver as condições da via e do trânsito em tempo real.
A tecnologia está presente nos endereços mais movimentados, como nas avenidas Ana Costa, Afonso Pena, Washington Luiz e Nossa Senhora de Fátima, além de ao longo de toda a orla. As imagens são capturas das mesmas utilizadas no CCO, que integra serviços públicos e forças de segurança. Ao todo, o Município conta atualmente com 2.987 câmeras de monitoramento.
“A ideia é que o CCO possa, além de orientar a gestão do Município, também oferecer ferramentas para o santista poder organizar melhor o seu dia. Com o avanço tecnológico, já é possível checar diversos fatores antes de sair de casa, como o clima ou o trânsito. Porém, muitas vezes não temos a imagem para poder visualizar a situação com os nossos próprios olhos. É essa lacuna que o Santos Ao Vivo supre”, destaca o secretário de Governo, Fábio Ferraz.
Ampliação do CCO
Aliás, desde 2024, o Município está ampliando o parque de câmeras em mais 1,5 mil equipamentos. Até o fim deste ano, a Cidade contará com mais de 3,2 mil câmeras integradas ao CCO. O investimento é de R$ 35,9 milhões e os recursos são provenientes de financiamento internacional junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), dentro do Programa de Macrodrenagem, Acessibilidade, Inovação e Sustentabilidade, o ‘Santos Mais’. Dentre essas câmeras, são avaliados os locais de maior interesse em vias públicas. Desse modo, com base em critérios como o movimento, para que elas também integrem o Santos Ao Vivo.
Além disso, o CCO, inaugurado em 11 de setembro de 2020, é localizado no embasamento do Paço Municipal.
Portanto, a unidade conta com o trabalho de 110 integrantes – que se revezam em turnos – das equipes da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Ouvidoria, Urgência Urbana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Samu, Polícia Militar e Guarda Portuária. Além do apoio a outras corporações, com supervisão da Secretaria Municipal de Governo (Segov).
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.