Santos amplia vacinação contra HPV e meningite para adolescentes | Boqnews
Vacinação/Foto: Raimundo Rosa/PMS

Saúde

06 DE OUTUBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Santos amplia vacinação contra HPV e meningite para adolescentes

Medida segue mudança realizada pelo Ministério da Saúde

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A cidade de Santos ampliou a faixa etária dos adolescentes que podem receber a vacina contra o HPV e contra a meningite dos tipos A, C, W e Y.

No caso do HPV, passam a ter direito à vacina os meninos de 9 a 14 anos de idade, assim como já ocorria com as meninas.

Já para a vacina ACWY, passam a estar elegíveis os adolescentes de 11 a 14 anos até junho de 2023 (anteriormente, eram contemplados apenas os de 13 e 14 anos).

A medida segue a mudança realizada recentemente pelo Ministério da Saúde no calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização e passou a valer após o Município receber as notas técnicas referentes às alterações por parte do governo estadual.

As vacinas estão disponíveis em todas as policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e aos finais de semana, das 9h às 15h30, em unidades selecionadas.

A vacina ACWY protege contra meningites e infecções generalizadas provocadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y e a vacina contra o HPV previne contra quatro subtipos do vírus HPV: 6 e 11, que causam verrugas; e os tipos 16 e 18, que causam câncer, incluindo os de colo de útero e pênis.

“A vacinação é de extrema importância para todas as pessoas. Essas vacinas, contra meningococo e HPV, protegem de infecções que causam casos graves, podendo levar o paciente a óbito”, afirma o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.