Santos define plano para volta às aulas na rede municipal | Boqnews
Foto: Divulgação

Educação

15 DE JANEIRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Santos define plano para volta às aulas na rede municipal

Aulas voltam no dia 1 de fevereiro , cada escola atenderá 20% da capacidade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O ano letivo da rede municipal de educação de Santos, com 86 escolas e cerca de 28 mil alunos, inicia dia 1º de fevereiro, em formato híbrido, ou seja, com aulas presenciais e remotas, seguindo planejamento específico para cada modalidade de ensino. A volta às aulas respeitará todos os protocolos sanitários de segurança necessários e terá o apoio da Secretaria de Saúde.

O plano para o retorno letivo foi apresentado pela secretária de educação, Cristina Barletta, em reunião na tarde desta quinta-feira (14), na Prefeitura, para representantes do Conselho Municipal de Educação, Diretoria de Ensino – Região Santos, Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino Básico de Santos e Região, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, entidades subvencionadas, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santos e Sindicato dos Servidores Estatutários Municipais de Santos. Estavam também presentes o secretário de saúde, Adriano Catapreta, técnicos da pasta e membros do Programa Saúde na Escola, e o secretário de Finanças e Gestão, Adriano Leocádio.

Haverá um escalonamento para o início presencial, levando em consideração a faixa etária do aluno, sendo que cada unidade atenderá presencialmente 20% da capacidade por dia, durante até 4h, beneficiando ao final da semana 100% dos estudantes. Os demais dias de aula serão remotos. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o atendimento presencial será três vezes por semana, por até 3h/dia.

Os professores terão a jornada dividida em duas vezes presenciais e três vezes remotas, com exceção dos que atuam com a EJA, que farão ao contrário (3x remotas e 2x presenciais). Todos os profissionais das escolas que tiverem comorbidades ou maiores de 60 anos poderão atuar exclusivamente de maneira remota.

Como Será

A partir de 1º de fevereiro todas as escolas iniciam as atividades. As classes de jardim, pré-escola, fundamental I e II e EJA começam em formato híbrido. Até 5 de fevereiro, jardim, pré e 1º e 2º anos farão período de adaptação, com permanência de até 1h30.

As salas de Maternal I e II seguem de forma remota até 22 de fevereiro; quando entram no sistema híbrido, fazendo o período de adaptação de 22 a 26 do mesmo mês. Os berçários I e II só iniciam as aulas híbridas em 8 de março, realizando a adaptação de 8 a 12 de março.

Segurança e Insumos

“Todo o planejamento foi criteriosamente estudado para dar segurança aos nossos alunos, suas famílias, professores, funcionários e equipe gestora. Além de termos um compromisso com a Educação, temos com a vida. O retorno presencial e gradual será de forma cautelosa e com muita responsabilidade”, destacou a secretária de Educação. Todo o plano foi amplamente discutido nos encontros da Comissão Escolar (Portaria 39/2020 – Seduc), formada por representantes das equipes gestoras das escolas, supervisores, professores e técnicos da Seduc, e do Comitê Intersetorial (Portaria 87/2020 – GPM), composto por membros das secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Gestão, Conselho Municipal de Educação e Escolas Particulares.

Segundo a secretária, já foram adquiridos e distribuídos para as escolas diversos itens de proteção individual e material de higienização: máscaras de tecido (destinadas aos professores, funcionários e alunos); face shields; álcool em gel; termômetros, luvas e tapetes sanitizantes. Serão adquiridos também totens para álcool em gel. O sabonete líquido está sendo distribuído pela empresa terceirizada de limpeza.

Cartazes

Além disso, foram produzidos cartazes informativos para serem distribuídos nas escolas e aos pais e alunos. Em parceria com a Cipa Setorial Educação (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Educação), ainda foram feitos vídeos educativos com orientações diversas sobre as questões que dizem respeito à pandemia do novo coronavírus. Eles estão disponíveis no canal da Cipa no Youtube e no Portal da Educação.

“Nós, da Saúde, vemos o plano da Seduc de volta às aulas com bons olhos, uma vez que seguirão todos os protocolos necessários, com a utilização de itens de segurança específicos, seguindo as demais normas. Lembrando que estas normativas sanitárias são únicas e devem ser cumpridas por todas as escolas, sejam municipais, estaduais ou particulares”, disse o secretário de saúde, Adriano Catapreta.

Ele ainda ressaltou que a decisão de retorno das escolas municipais com público de 20% por dia é uma escolha segura. “Esta porcentagem e todos os procedimentos serão revistos periodicamente, com base no cenário epidemiológico do Município”.

De 18 a 22 de janeiro será realizado encontro formativo com as equipes gestoras. Serão trabalhadas cinco temáticas: planejamento, ensino híbrido, sondagem da aprendizagem, suporte e acolhimento emocional e contrato pedagógico. Nos dias 27 e 28 será feita formação com professores e demais profissionais da Educação. Todos os encontros serão on-line.

Para acolhimento, apresentação dos contratos pedagógicos e protocolos sanitários, haverá reunião com as famílias. Cada escola promoverá a sua remotamente.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.