Rotas da Independência resgatam passagens históricas em Santos | Boqnews
Fachada imóvel que fica em terreno onde nasceu José Bonifácio. Imóvel fica à Rua XV. Foto: Nando Santos

Bicentenário da Independência

01 DE SETEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Rotas da Independência resgatam passagens históricas em Santos

Arquiteto Sandy Claudio Bispo, presidente da Sociedade Viva Centro, explica também sobre a importância das comemorações para o bairro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Cidade com ligação direta com a Independência, Santos promoverá um resgate ao ar livre ao passado, dentro das comemorações do bicentenário.

Afinal, por pouco, a independência não foi proclamada na Cidade.

Dessa forma, haverá um passeio monitorado Rota da Independência, atração gratuita da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) que será oferecida no Centro Histórico de 7 a 11 de setembro.

Integrando as comemorações do Bicentenário da Independência (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/bicentenario-da-independencia-tera-inauguracoes-eventos-e-atividades-no-centro-historico-de-santos), o passeio a pé terá saídas às 11h e 15h, na frente do Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95).

Portanto, nas duas horas de duração, com guia de turismo, os participantes vão percorrer o mesmo caminho realizado por dom Pedro I em 5 de setembro de 1822, primeira e única vez que esteve em Santos.

Assim, a volta no tempo incluirá informações sobre Santos daquele período e toda a comoção para receber o príncipe regente, com passagens pelo Porto (próximo de onde sua comitiva desembarcou), construções que fazem referência a José Bonifácio, ilustre santista e Patrono da Independência, e o Outeiro de Santa Catarina, para visita à exposição ‘Protagonistas no processo de Independência do Brasil’.

O arquiteto Sandy Claudio Bispo (à esq) participou do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias de hoje (1). Foto: Carla Nascimento

Exposição

Depois, esta exposição irá para o imóvel atual que ocupa o terreno onde havia o imóvel onde José Bonifácio nasceu na Rua XV de Novembro.

Assim, a fachada do imóvel ganhará iluminação e bandeiras do Brasil e de Santos para as comemorações do bicentenário.

A iniciativa integra as ações que a Sociedade Viva Centro, formalizada em maio último, está atuando em conjunto com a prefeitura de Santos para resgatar o Centro.

Presidente da associação, o arquiteto Sandy Claudio Bispo participou do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias de hoje (1).

Além da entidade, ele falou dos planos sobre a revitalização do bairro e a expectativa de mudanças.

“A chegada do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos irá impulsionar o Centro”, crê.

Assim, ele reconhece a necessidade de se rediscutir alguns pontos do Alegra Centro.

Trata-se do programa municipal que garante a preservação de patrimônios do Município.

“Uma audiência pública poderia ser feita para os profissionais discutirem as propostas e sugestões para aperfeiçoamento do projeto”, enfatizou.

Dessa forma, Bispo falou também sobre revitalização da área do Mercado, potencialidade de negócios com fortalecimento de espaços tecnológicos no Centro, entre outras ações.

Confira o programa completo

Dom Pedro I

Assim, o fato de dom Pedro I quase ter proferido o “Independência ou morte” em Santos e a casa onde o futuro imperador teria jantado e passado mal, o que motivou sua subida a São Paulo, local do icônico momento que marcou a separação do Brasil de Portugal, são alguns dos destaques.

Além disos, o término será na Praça Mauá, onde os participantes serão convidados a conhecer o recém-inaugurado Memorial José Bonifácio.

E também a exposição ‘José Bonifácio – De Pai da Ecologia a Patrono da Independência’, montada no 5º andar do Paço.

Assim, para participar, basta procurar o guia da Seectur que estará em frente ao Museu do Café.

 

(*) Com informações da Redação e da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santos

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.