A Prefeitura de Santos marcou presença no evento de lançamento e abertura da “Operação SP Sempre Alerta – Chuvas”, realizado na manhã da última quarta-feira (4), no Palácio dos Bandeirantes.
Presidida pelo vice-governador Felício Ramuth, a cerimônia contou com a participação de autoridades como secretário de Governo, Gilberto Kassab. Assim como, secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, e o coronel PM Henguel Ricardo Pereira, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil.
A iniciativa integra um conjunto de ações estratégicas para preparar os municípios paulistas para o período de chuvas intensas. Portanto, incluindo a modernização de radares meteorológicos, mapeamento de áreas de risco, obras de infraestrutura e novos sistemas de alerta para regiões vulneráveis.
Durante o evento, foi realizada a Certificação do Programa Município Resiliente, criado pelo Decreto Estadual nº 64.659/19. Este programa avalia a maturidade da gestão municipal em proteção e defesa civil. Dessa forma, considerando indicadores como o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, e a participação no Programa Município VerdeAzul. Ele também leva em conta o avanço na Campanha Mundial Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), promovida pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR).
Santos destacou-se ao alcançar o 5º lugar no Programa Município Resiliente. Portanto, evidenciando seu compromisso com práticas eficazes de gestão de riscos e desastres, alinhadas ao desenvolvimento sustentável.
Na ocasião, o diretor da Defesa Civil de Santos, coronel Daniel Onias, recebeu homenagem com o título de Embaixador da Resiliência. Ele reforçou a importância da colaboração entre os municípios e a Defesa Civil: “Estamos atuando para garantir que nossas cidades estejam prontas para enfrentar os desafios das chuvas intensas. A união de esforços é essencial para proteger vidas e minimizar danos.”
Trabalho
A secretária de Segurança Pública de Santos, Raquel Gallinati, também destacou o trabalho das equipes municipais. “Esse reconhecimento é fruto do trabalho incansável da Defesa Civil e de todos os servidores. Santos demonstra que é possível avançar com soluções inovadoras e sustentáveis para garantir a segurança da população e construir um futuro resiliente.”
O Programa Município Resiliente é considerado uma das iniciativas mais inovadoras do Brasil em gestão de riscos e desastres. Dessa forma, promovendo práticas que aliam proteção ambiental e segurança da população. Ao conquistar essa posição de destaque, Santos reafirma seu protagonismo estadual e sua dedicação à proteção da população e à construção de uma cidade mais segura e preparada.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.