
As primeiras unidades no Estado foram inauguradas em São Vicente e Santos. Inscrições para interessados já estão abertas. Foto: Isabela Carrari/Divulgação-PMS
Santos e São Vicente foram as duas primeiras cidades paulistas a receber a Escola de Técnicas de Economia Criativa (Etecri), espaço de ensino inovador que oferecerá cursos de qualificação profissional voltados à economia criativa, além da promoção do desenvolvimento de jovens e adultos.
As unidades foram inauguradas pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio França.
Executados pelo Centro Paula Souza, os cursos de Práticas em Mídias Sociais, Técnicas de Web Design, Técnicas de Design de Moda, Vitrinista, Grafite, Recreacionista e Food Styling – Gastronomia estão com as inscrições abertas e serão oferecidos para maiores de 16 anos e desempregados, com duração de até três meses e carga horária entre 100 a 160 horas/aula.
Cada instalação, que teve o investimento de R$ 984 mil, conta com um laboratório de informática, um laboratório multifuncional e salas de aula.
Em Santos, a unidade funciona à Avenida Afonso Schmidt, 1.171, Jardim Castelo e em São Vicente, à Avenida Nações Unidas, 1714, na Vila Margarida.
Economia criativa
Com metodologia ativo-participativa por meio de dinâmicas de grupo, exposição dialogada e complementada com material didático e vídeo institucional, a ação busca oferecer uma formação inicial relacionada com as áreas da economia criativa, setor crescente no Brasil e no mundo.
A proposta é garantir preparo profissional que acompanhe o avanço da tecnologia e as últimas tendências de mercado.
Ao todo, serão cinco escolas pelo Estado nas cidades de Santos, São Vicente, Campinas, São Bernardo do Campo e Presidente Prudente, que contarão com 1.200 vagas/ano em cada município, gerando um total de 6 mil vagas.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.viarapida.sp.gov.br.