O governo federal escolheu Santos para participar do Programa Alimenta Cidades, uma iniciativa que visa promover a segurança alimentar e nutricional, melhorar o acesso à alimentação saudável e fortalecer a agricultura familiar nos municípios.
Portanto, na próxima segunda-feira (24), a partir das 9h, a cidade apresentará e discutirá diagnósticos sobre sua atual situação em relação à segurança alimentar. O evento, que contará com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), ocorrerá no auditório da Secretaria de Educação (Seduc), localizado na Praça dos Andradas, 27, no Centro Histórico.
O programa tem como principal objetivo apoiar os municípios na criação de políticas públicas voltadas para a alimentação sustentável, focando em populações em situação de vulnerabilidade social. Santos, reconhecida como cidade-polo na Baixada Santista, já oferece uma rede de serviços para este público e agora terá a oportunidade de avançar ainda mais na garantia de direitos humanos fundamentais, com ações focadas na alimentação.
Além disso, a cidade também firmará parceria com o Instituto Comida do Amanhã, que oferecerá suporte para a implementação do programa e das políticas públicas relacionadas.
Contudo, o Alimenta Cidades se concentra em três áreas principais: apoio à produção de alimentos locais, fortalecimento da rede de alimentação pública, incluindo escolas, creches e hospitais, e a promoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de ações educativas e de conscientização sobre a importância de uma alimentação equilibrada.
Este programa está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 2 da ONU, que visa erradicar a fome e promover a agricultura sustentável. Para conhecer mais sobre os ODS, acesse: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.