Santos encerra Dia D de Vacinação com 8,6 mil doses aplicadas | Boqnews
Foto: Francisco Arrais/PMS

Saúde

20 DE AGOSTO DE 2022

Santos encerra Dia D de Vacinação com 8,6 mil doses aplicadas

Posto volante foi montado na Praça das Bandeiras para facilitar acesso a quem estava em trânsito

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Santos aplicou 8.640 doses de vacinas em crianças e adultos neste sábado (20), Dia de D de Vacinação, dedicado à imunização contra a poliomielite, doenças em geral, além das doses de reforço contra a covid-19 e a gripe. Ao todo foram 1.681 contra a pólio, além de 6.959 aplicações dos outros imunizantes.

De bebês a idosos, os santistas tiveram a oportunidade de colocar a carteira de vacinação em dia. Foram disponibilizadas todas as vacinas da rotina do calendário nacional para aplicação das doses faltantes (multivacinação), bem como dose extra contra poliomielite para crianças de um ano a menores de cinco. As policlínicas de Santos ainda aplicaram vacinas contra a covid-19 e doses remanescentes contra a gripe.

Na policlínica da Alemoa, por exemplo, os pequenos tiveram uma recepção especial. Foi montada uma cabine para fotos, decorada com imagens de diversos super-heróis, além de adereços que fizeram a criançada sorrir logo após tomar as gotinhas contra a pólio.

Já na Praça das Bandeiras (Gonzaga), um posto volante foi montado para incrementar a campanha contra a poliomielite. Dentre as 102 crianças imunizadas no local estava Miguel, 4, levado pelo pai, o coordenador de sustentabilidade Caio de Barros, 40, morador do Boqueirão.

“Essas campanhas são vitais para potencializar a vacinação e, sem dúvida alguma, em breve veremos nossas crianças com muito mais saúde por todos os cantos do País”, disse o pai, consciente principalmente sobre os riscos de um eventual retorno da poliomielite ao Brasil.

Presente ao posto volante, o secretário de Saúde, Adriano Catapreta também reforçou a importância da população se vacinar, independentemente da faixa etária.

“O Dia D foi maravilhoso para imunizarmos centenas de santistas. As campanhas de multivacinação são sempre importantes para chamarmos a atenção da população, até porque a adesão em Santos está pequena em relação a várias vacinas. Pedimos que todos compareçam às unidades de saúde mais próximas de suas casas. Lembrando que a campanha de vacinação prossegue de segunda a sexta em todas as policlínicas”.

O Dia D de Vacinação em Santos teve o apoio dos Rotary Clubs da Cidade: Santos, Brás Cubas, Boqueirão, Noroeste, Oeste, Praia, Aparecida, Porto, Monte Serrat, Ponta da Paria, Gonzaga e Vila Belmiro.

A vacinação nas policlínicas de Santos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. E aos sábados e domingos, das 9h às 15h30, em sistema especial de abertura de unidades divulgado no Santos Portal e nas redes sociais da Prefeitura (@santoscidade) Para se vacinar, basta levar documento com foto e, se possível, comprovante de residência. Para imunização contra a poliomielite e multivacinação, é preciso apresentar a carteirinha de vacinação. Já para dose da covid-19, documento CPF e carteira da campanha (física ou virtual) com a dose anterior anotada.

Importante lembrar que a vacina contra a covid-19 pode ser administrada no mesmo dia dos outros imunizantes, conforme a portaria 213/2022 do Ministério da Saúde.

8.640 doses aplicadas

Poliomielite – 1.681 doses

Multivacinação – 1.798 doses

Influenza – 2.533 doses

Covid -19 (acima de 12 anos) – 2.312

Covid-19 (4 a 11 anos) – 316

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.